Confira erros que todo mundo comete e que fazem engordar

Manter o peso aderindo a hábitos saudáveis nem sempre é fácil

Alguns erros comuns podem atrapalhar o processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Manter o peso aderindo a hábitos saudáveis nem sempre é fácil, fazer refeições balanceadas, cortar doces e comer frutas e verduras é fácil na teoria, mas na hora de colocar em prática existem alguns empecilhos. Especialistas afirmam, no entanto, que a educação alimentar é uma das principais formas de entrar em forma e essa mudança de hábito precisa começar em casa.

Para ajudar, especialistas dão dicas de erros que podem boicotar esse objetivo e que devem ser evitados. Segundo Luis Claudio Benevenuto, nutricionista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), "é melhor perder três quilos em paz do que seis em sacrifício". E é nas pequenas mudanças que os quilinhos vão diminuindo na balança. 

Um grande erro quando se quer perder peso é não tomar café da manhã. Depois de um noite de jejum, o corpo precisa de alimentos para ter energia para as atividades do dia, por isso, a primeira refeição do dia é muito importante. "Assim, damos energia para que o corpo possa funcionar e evitamos quadros de hipoglicemia e mal estar", ressalta a nutricionista Paula Castilho.

Os amantes do cafezinho costumam tomar vários ao longo do dia e isso também é um erro.  "O café é bom para o coração, é energético, porém, tem cafeína, que em excesso pode fazer mal para o organismo, principalmente para quem tem histórico de pressão alta. Além disso, o café pode dar celulite ou acentuar o quadro. Uma xícara de café pequena por dia é o suficiente", indica Paula.

Carboidrato

Outro engano que as pessoas que buscam emagrecer cometem é cortar radicalmente o carboidrato. A nutricionista  Elaine de Pádua explica que, no início, o corpo responde com emagrecimento, no entanto, os problemas aparecem depois. "A falta de carboidrato pode causar uma fadiga muito grande, a pessoa vai ficar completamente sem energia, apática, cansada, pode ter queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e mau humor."

Muitas pessoas acabam pulando refeições ou por acreditarem que isso ajuda no processo de emagrecimento ou mesmo pela correria do dia a dia, no entanto isso também é um problema. "Devemos comer de três em três horas para fazer com que o organismo entenda que ele não vai ficar sem energia, assim, evitamos com que ele armazene em forma de gordura ao invés de queimar", explica Paula. 

Legumes e verduras

Não comer verduras e legumes também é um erro, pois o corpo terá uma menor ingestão de fibras, segundo Luis Claudio Benevenuto. "As fibras ajudam com a sensação de saciedade. Se a pessoa não ingere fibras, vai acabar comendo outras coisas que não deveria. Além disso, elas controlam o colesterol, a glicose no sangue, e funcionam como um fator protetor."

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES