Confira 3 dicas simples para cuidar da saúde mental todo dia

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente e isso deve ser valorizado diariamente

Os cuidados com a saúde mental devem ser prioridade | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente e isso deve ser valorizado diariamente. Não podemos esquecer que saúde mental não é apenas sobre trantornos ou doenças mais graves, mas também sobre qualidade de vida e bem-estar. E isso não pode ser deixado de lado durante a rotina do dia a dia.

A má notícia é que o Brasil tem ganhado destaque negativo devido à alta de casos de doenças e transtornos mentais, como ansiedade e depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, e é o segundo nas Américas. Além disso, somos o país maior número de pessoas ansiosas do mundo, são 6 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno.

Para lidar com estas questões, é importante que se entenda que depressão e ansiedade não incapacitam alguém por conta de uma “preguiça”, como é dito pelo senso comum. Na verdade, estes problemas geram alterações hormonais e químicas que precisam ser levadas a sério e principalmente serem tratadas da forma devida.

E tão importante quanto tratar estes problemas, é cuidar da saúde mental como forma de prevenção. Para isso, o psicólogo, treinador em Hipnose Transformacional e Coach, Rommani Souza, traz três dicas que podem ajudar. No entanto, vale ressaltar que, caso você esteja enfrentando problemas, procure um médico ou um profissional capacitado para te ajudar.

Dicas

A primeira dica é focar nas coisas boas e agradecer pela existência delas. “Todos passamos por momentos difíceis e também bons na vida. Imagine o seguinte: o pneu do carro de uma pessoa furou. Ela pode se aborrecer por isso ou perceber motivos para sentir gratidão: ter outro pneu para trocar, ter um carro, ter saúde, etc. Pode, ainda, compreender que trocar o pneu do carro naquele momento pode ter protegido a sua vida de um possível acidente que não aconteceu, justamente por estar trocando o pneu. O segredo aqui é focar e agradecer o que você tem, ao invés de reclamar do que falta. Quer perceber um milagre? Se você enxerga e está lendo este texto, já tem um motivo para agradecer”, aconselhou.

A segunda dica é que você se conecte com pessoas boas e evite a convivência com as ruins. “Tudo que vemos, ouvimos e sentimos constrói nossa percepção de mundo. A estratégia aqui é pensar como você gostaria de ver a sua vida e começar a se conectar cada vez mais com pessoas que estão relacionadas ao estilo de vida que você deseja construir. Não foque apenas no que elas falam, mas leve em conta também o caráter destas pessoas”, afirmou.

A terceira e última dica é que você invista em autoconhecimento. “Tire um tempo para descobrir mais sobre você, trabalhar suas questões e pensar sobre o que você deseja. Invista em você! Você pode tentar participar de cursos relacionados ao seu desenvolvimento emocional, ler bons livros. Por exemplo, pode definir de um a três mentores para sua vida e consumir conteúdos dessas pessoas. Praticar hipnose transformacional (prática que integra mente e corpo como um só sistema e trabalha a hipnose como estilo de vida) e fazer terapia não só para tratamento de transtornos, mas também para se cuidar como pessoa”, finalizou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES