Um novo estudo liderado pelas universidades de NewCastle e Leeds, publicado na American Association For Cancer Research, mostrou que comer uma banana no momento certo pode fazer uma grande diferença. A análise pontua os efeitos benéficos da banana verde na saúde, especialmente no combate e prevenção do câncer.
Apesar da fruta parecer mais atraente quando é macia e doce, ou seja madura, o melhor momento é comer banana antes de seu amadurecimento. O estudo conclui que o amido resistente, presente nas bananas verdes, pode ser um aliado poderoso na prevenção de vários tipos de câncer.
De acordo com os pesquisadores, a ingestão regular de bananas verdes pode auxiliar na prevenção de câncer em indivíduos que possuem predisposição genética à doença. O estudo acompanhou cerca de mil pessoas com síndrome de Lynch, condição genética que aumenta o risco de câncer, ao longo de quatro anos. Este tipo de fruta vem sendo objeto de diversos estudos, pelo seu potencial benéfico significativo.
Por que a banana verde pode prevenir o câncer?
O principal componente da biomassa de banana verde é o amido resistente. O composto, ao contrário dos outros tipos de amido, não é digerido pelo intestino delgado e passa por um processo de fermentação no órgão, alimentando assim as bactérias saudáveis presentes no local.
O amido resistente foi capaz de reduzir o desenvolvimento de cânceres gastrointestinais em até dois terços, conforme revelaram os resultados do estudo. O amido resistente pode ser eficaz na prevenção de vários tipos de câncer, especialmente os relacionados ao sistema digestivo.
Segundo o professor John Mathers, da universidade de Newcastle, o suplemento mostrou resultados notáveis na redução do câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado. A ingestão regular do amido resistente traz benefícios a longo prazo, como foi visto em pacientes que continuaram a apresentar efeitos positivos dez anos após a suplementação.
Onde mais encontrar o amido resistente?
A aveia e o feijão são outras fontes ricas em amido resistente. O consumo regular destes alimentos, aliados a uma dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos, podem acabar sendo grandes aliados na prevenção de diversos tipos de câncer e no fortalecimento da saúde em geral.
Portanto, adicionar a banana verde na dieta diária pode ser uma estratégia eficiente para a prevenção do câncer, principalmente nos casos de predisposição genética à doença. Vale ressaltar, no entanto, que o acompanhamento médico é indispensável para a detecção precoce de qualquer problema de saúde e para a orientação de qualquer mudança na alimentação cotidiana.