Cisto no ovário: sete indícios de que há algo de errado - Mais um pouco sobre o cisto no ovário

Muitas mulheres tem pelo menos um cisto no ovário a cada mês, devido à menstruação. Contudo, em alguns casos deve-se ter atenção com eles - Mais um pouco sobre o cisto no ovário

Slide 1 de 8

Mais um pouco sobre o cisto no ovário

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pense em cisto no ovário como espinhas do sistema reprodutivo: principalmente as que são, às vezes, dolorosas e irritantes. Normalmente, seus ovários se agitam de acordo com o cronograma menstrual. Mas, às vezes, eles podem desenvolver cistos ovarianos – pequenos sacos cheios de líquido ou tecido.

“A grande maioria desses cistos é benigna. Eles vêm e vão com o seu ciclo menstrual e não precisam de mais cuidados”, explica Taraneh Shirazian, ginecologista da NYU Langone Health (EUA), especializada em cirurgia ginecológica minimamente invasiva.

Segundo o Office on Women’s Health (EUA), você provavelmente nem percebe, mas a maioria das mulheres tem pelo menos um cisto a cada mês, devido aos seus períodos. “Contudo, algumas vezes estes cistos são muito grandes ou simplesmente não desaparecem sozinhos”, aponta a profissional. Nesses casos, a cirurgia pode ser necessária para que eles não se tornem cancerosos ou causem muitos sintomas infernais.

E “infernal” não é um eufemismo. Se um cisto começar a causar problemas, você sentira. Além disso, sem tratamento os cistos problemáticos podem se romper ou até crescer o suficiente para fazer o ovário “torcer-se ao redor das tubas uterinas”, de acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists (EUA). Isso é conhecido como torção ovariana, que pode causar dor súbita intensa e a possível perda do ovário.

Felizmente, esses cistos pequenos podem mostrar alguns sinais. Veja com o que você deve ficar atenta para que possa ligar para seu médico o mais rápido possível caso necessário!

Slide 1 de 8
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES