O queixo é um dos principais pontos da estética facial, fundamental para manter a harmonia do rosto. Se a posição for mais avançada ou retraída, pode comprometer o equilíbrio facial, causar problemas de mastigação e digestão, distúrbios do sono, dores e influenciar a respiração.
Com a mentoplastia, é possível reposicionar o queixo, encurtá-lo, alongá-lo, corrigir desvios ou modificar o seu formato.
De acordo com o cirurgião José Maurício Lopes, especialista em cirurgia facial, esse procedimento vem se popularizando devido ao resultado surpreendente que proporciona, tanto para homens quanto para mulheres, para um perfil mais forte, definido e atraente. “ É uma cirurgia que rejuvenesce, deixando o rosto bem marcante”, explica o cirurgião.
Uma das opções para a cirurgia é a implantação de uma prótese pré-fabricada de polietileno poroso de alta densidade, que é selecionada de acordo com o tamanho da mandíbula do paciente e encaixada em justaposição. “ Trata-se de um material de excelente qualidade que se adapta perfeitamente à mandíbula por causa da sua característica de alta porosidade, criando um formato harmônico e delineado para o rosto do paciente. A outra opção é utilizar o osso do próprio paciente” esclarece o cirurgião.
O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação para o implante de prótese ou anestesia geral se o avanço for do próprio osso do paciente. O procedimento pode ser associado a outras cirurgias como a rinoplastia ou o “face-lifting”.
A duração da cirurgia para o aumento do queixo é entre 30 e 60 minutos, quando realizada isoladamente e o paciente tem alta no mesmo dia.