SEÇÕES

Chocolate amargo e frutas vermelhas podem ajudar a viver mais; saiba como

Estudo mostra que componente presente nesses e outros alimentos reduz o risco de problemas de saúde graves como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares

Chocolate amargo e frutas vermelhas podem ajudar a viver mais | Foto: Imagem de Freepik/Security
Siga-nos no

Um estudo publicado na Nature Food aponta que consumir mais chás, frutas vermelhas, chocolate amargo e maçãs pode ajudar a viver mais e prevenir doenças como diabetes tipo 2, câncer e problemas cardiovasculares. A pesquisa acompanhou mais de 120 mil pessoas por mais de 10 anos e destacou os benefícios dos flavonoides presentes nesses alimentos. 

Flavonoides, presentes em alimentos como chá, frutas, vinho tinto e chocolate amargo, estão ligados a menor risco de morte e doenças. Ingerir cerca de 500 mg por dia pode reduzir em 16% o risco de mortalidade geral e em 10% o de doenças como diabetes tipo 2 e cardiovasculares. Segundo o estudo, variar as fontes desses compostos traz ainda mais benefícios do que consumir grandes quantidades de um único alimento. 

Segundo Tilman Kuhn, professor da Universidade Médica de Viena e um dos autores do estudo, esta é a primeira vez que a diversidade na ingestão de flavonoides foi analisada, o que torna os resultados especialmente relevantes. 

Comer frutas e vegetais de cores variadas, incluindo aqueles ricos em flavonoides, significa que você tem mais chances de obter as vitaminas e os nutrientes necessários para manter um estilo de vida mais saudável, afirma.

Os resultados fornecem uma mensagem clara de saúde pública, sugerindo que trocas alimentares simples e realizáveis, como beber mais chá e comer mais frutas vermelhas e maçãs, por exemplo, podem ajudar a aumentar a variedade e a ingestão de alimentos ricos em flavonoides e potencialmente melhorar a saúde a longo prazo, acrescenta Cassidy.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também