Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que aproximadamente 40% de pessoas adultas no Brasil possuem colesterol alto. Já a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde mostrou que 22% das pessoas ouvidas possuem dislipidemia (elevação de colesterol e gorduras no sangue). Esses dados preocupam, já que essa é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.
A forma mais eficaz de evitar níveis altos de colesterol no sangue é apostar em uma alimentação saudável e balanceada, priorizando alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais. Diminuir o consumo de alguns alimentos como carnes vermelhas e queijos amarelos, priorizando peixes e carnes brancas. O site Medical Daily listou, com a ajuda da cardiologista Elizabeth Klodas, fundadora da Preventive Cardiology Consultants, os quatro piores alimentos para o colesterol alto.
Carne processada
As carnes processadas são o primeiro grupos de alimentos citado pela profissional na lista daqueles que devem ser evitados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de alimento é rico em sódio, gorduras saturadas e substâncias cancerígenas. A cardiologista afirma que a melhor forma de ficar longe dos seus malefícios é evitar o seu consumo.
Carne vermelha
Outro alimento que também deve ser evitado é a carne vermelha, como hambúrgueres, costelas, bifes e costeletas de porco, devido aos seus níveis elevados de gordura saturada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol. Para quem não consegue ficar sem, o aconselhável é que se limite esse consumo a apenas uma vez por semana. O ideal seria optar por proteínas magras como peixes.
Frituras
Não é novidade para ninguém que as frituras são prejudiciais à saúde, elas são altamente calóricas por absorverem as gorduras saturadas usadas no processo de preparação desses alimentos. E isso contribui de forma significativa para aumentar os níveis de colesterol ruim. O mais indicado é dar preferência aos alimentos assados, como batatas, couve ou brócolis.
Doces
Os doces geralmente são um tipo de alimento com muitas calorias e baixo índice nutricional. Essas guloseimas são ricas em açúcar e gorduras saturadas que resultam em níveis elevados de colesterol no organismo. Um alimento que pode substituir os doces são as frutas, mas muitas pessoas não ficam satisfeitas, então a melhor forma é preparar seus próprios doces. Com isso, é possível ontrolar a quantidade de gordura e açúcar utilizada.