Fruta típica do Brasil, o cajá concentra uma série de nutrientes na polpa. Rica em vitamina C, cálcio, potássio, além de ser ótima fonte de fibras, ela fortalece o sistema imunológico e é uma aliada natural para a saúde do intestino. Ela também faz bem para a pele e tem ação anti-inflamatória que colabora para a reduzir do acúmulo de colesterol nas artérias.
Benefícios da fruta
- Ajuda na saúde intestinal: fibras presentes no cajá melhoram o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação e promovendo uma boa saúde digestiva.
- Fortalecimento da imunidade: o cajá possuí propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater doenças e infecções.
- Saúde cardiovascular: o potássio presente na fruta é capaz de controlar a pressão arterial, além de reduzir o risco de doenças do coração.
Aliada da saúde intestinal
Com suas fibras, o cajá ajuda diretamente na saúde intestinal. Os compostos aumentam o volume das fezes, ajudando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre. Ele também regula o intestino, promovendo uma microbiota intestinal saudável.
A água presente na polpa do cajá contribui para a hidratação do corpo e, por consequência, torna as fazes mais macias e fáceis de serem eliminadas. Compostos como a vitamina C ainda auxiliam a combater os radicais livres e podem reduzir processos inflamatórios no trato gastrointestinal.
Formas de introduzir na dieta:
- In natura: a forma mais simples e comum de consumir cajá é simplesmente descascando a fruta e comendo-a diretamente.
- Sucos: a polpa da fruta pode ser batida com água ou leite para preparar um suco refrescante e saboroso.
- Sorvetes: o cajá pode ser utilizado na preparação de sorvetes caseiros ou industriais, adicionando um toque tropical e refrescante.
- Geleias: também pode ser transformada em geleias, que podem ser consumidas com pães, torradas ou como acompanhamento de outras sobremesas.
- Outras receitas: pode ser utilizado em receitas de bolos, mousses, saladas de frutas e outras preparações, explorando seu sabor e aroma característicos.
Atenção no consumo
Profissionais alertam que é importante incluir o cajá na rotina de maneira correta, muitas vezes essa fruta é colocada em preparos de doces e compotas com muito açúcar, o que compromete os benefícios que ela poderia fornecer. Além disso, pessoas que tenham complicações gástricas, como gastrite e úlcera, devem evitar o consumo do cajá devido à acidez do alimento. Quem tem problemas renais ou histórico de alergias com o fruto também deve evitar a ingestão.