Café é um ótimo pré-treino; nutricionista dá dicas de como usá-lo

Consumo moderado do cafè melhora desempenho na academia

Café melhora desempenho na academia | div
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O café, a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água in natura, é considerado um pré-treino rico e eficaz por nutricionistas. Para os especialistas, ao ser consumida moderadamente, a bebida traz benefícios para a saúde, promovendo maior estado de alerta, melhorando o desempenho em diversas tarefas, como os treinos em academias. Mas como deve ser ingerida a fim de alcançar esses benefícios?  

Presente em cerca de 98% dos lares brasileiros, a bebida pode reduzir a percepção da fadiga no cérebro, além de melhorar a concentração e de proporcionar a liberação do cálcio nos músculos, que proporciona mais força. A especialista em treinamento desportivo, Conceição Carvalho, afirma que o consumo correto traz os benefícios para as atividades.  

Tomar cafè melhora desempenho na academia 

"Não precisa exagero. Bastam duas xícaras de café diariamente para que a cafeína da bebida estimule um treino entre 10% e 15% com mais qualidade e mais duradouro. Ou seja, o estímulo do café no sistema nervoso central libera dopamina, dando mais motivação e disposição para um treino mais intenso", explica Conceição.  

Ainda de acordo com a nutricionista, os benefícios estão mais intimamente ligados à frequência e o momento do consumo do café, pontuando que a ingestão moderada, até 1 hora antes das atividades físicas, fornece estímulos de concentração, melhora o metabolismo e o desempenho atlético. "Quando ingerida entre 45 e 60 minutos antes do treino, a cafeína prepara o corpo para o esforço físico, favorecendo o aumento do foco e da concentração, e contribuindo para que os movimentos executados durante o exercício ocorram de forma precisa, eficiente e por um maior intervalo de tempo", explica.  

Entretanto, depender da cafeína para se manter em constante modo de alerta não é interessante. As causas da baixa energia ou disposição para os treinos precisam ser avaliadas por um nutricionista. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES