O pilates tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Esse sistema de exercícios, que foca na força, resistência, flexibilidade e no aumento da percepção corporal, vem atraindo um número crescente de pessoas em busca de seus diversos benefícios para a saúde, como fortalecimento muscular, alívio de dores, correção da postura e redução do estresse.
O que é pilates
O pilates é um método de condicionamento físico composto por uma série de exercícios realizados tanto no solo quanto em equipamentos específicos. Esses movimentos, de baixo impacto e controlados, têm como objetivo melhorar a força, resistência, flexibilidade e a consciência corporal.
As aulas de pilates são geralmente ministradas em pequenos grupos, com no máximo três a quatro pessoas, permitindo que os exercícios sejam adaptados às necessidades, capacidades físicas e objetivos individuais de cada praticante, sob a orientação de um instrutor(a).
O pilates utiliza equipamentos de madeira acolchoada com ganchos e molas, bolas de diferentes tamanhos, faixas elásticas, anéis tonificadores e o peso corporal do praticante.
Criado na década de 1920, o pilates foi inicialmente denominado contrologia e foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), um enfermeiro que, durante a Primeira Guerra Mundial, percebeu que os feridos podiam recuperar a força e resistência muscular aplicando seus conhecimentos de anatomia e fisiologia.
Boom de pilates no Brasil
Nos últimos cinco anos, de 2019 a 2024, o número de check-ins de pilates na plataforma fitness Wellhub (anteriormente Gympass) teve um aumento impressionante de 277,6%. De acordo com o relatório da empresa, o pilates se tornou o segundo exercício físico mais popular no Brasil, ficando atrás apenas da musculação. O check-in se refere a cada utilização de serviço na Wellhub.
O número de novos estúdios de pilates tem crescido a cada ano no Brasil, e a previsão é que 5,5 mil novos estabelecimentos sejam inaugurados em 2025, o maior número registrado desde que a Metalife, uma das maiores fabricantes de equipamentos de pilates do mundo, começou a medir esse dado em 2018. Embora a quantidade exata não seja confirmada, a empresa estima que existam cerca de 60 mil estúdios de pilates no país.
Com informações do Eu Atleta