Você já ouviu falar em bruxismo? O nome pode soar estranho de início, mas esse problema nada mais é do que as crises do rangimento de dentes. Elas pode vir em variações diferentes e podem aparecer tanto durante o dia, no qual chamamos de bruxismo de vigília; ou durante a noite no sono, o que é o caso do bruxismo noturno.
Entre os fatores que podem desencadear bruxismo está estresse e ansiedade. A maioria das pessoas só se dá conta do problema de saúde bucal quando tem um dente quebrado ou detecta o desgaste. A cirurgiã dentista Suyana Carneiro explica que o bruxismo é um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, que pode acontecer durante o sono ou durante o dia.
“Os dentes superiores quando encostam com os dentes inferiores, eles fazem movimentos laterais, movimentos pra frente, pra trás, movimentos fortes, precisos e isso faz com que ocorra o ranger dos dentes que fica um atrito forte e vigoroso. Ou então ele pode fazer com que os dentes fiquem bastante apertados e isso também é uma forma de bruxismo causado por fatores emocionais como o estresse”, explica a especialista.
Causas e tratamento
Esse problema ocorre geralmente durante o dia. Suyana explica que os dentes desalinhados podem causar o bruxismo porque os dentes tentam achar uma posição para ficarem na sua oclusão perfeita. Existem ainda as causas multifatoriais para o bruxismo que só podem ser determinadas através de uma consulta ao especialista.
Ao perceber que você tem o problema, é necessário que se busca ajuda profissional. O tratamento para o bruxismo pode ser realizado com o uso de placas ou de aparelho ortodôntico. “O uso do aparelho corrige a posição da de dos dentes para que não cause mais tanto prejuízo em relação ao paciente bruxista”, afirma a cirurgiã.
Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, o bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista. No entanto, alguns sinais podem se manifestar, são eles:
– desgastes dentários leves;
– trincas no esmalte dentário;
– sensibilidade nos músculos da mastigação;
– fraturas de dentes, raízes, restaurações, próteses, chegando até mesmo a fraturas de implantes;
– dores de cabeça e na face que muitas vezes se confundem com dores de ouvido, sinusites ou até mesmo como dores de dente;
– marcas na parte interna das bochechas e na língua;
– zumbido no ouvido;
– dores e estalos ao abrir e fechar a boca.