Bruxismo: 8 fatos importantes que você precisa conhecer sobre o transtorno
- 3. A anatomia do bruxismo
Hábito de ranger ou travar os dentes causa dor, dificuldade para mastigar e até fratura dentária — e se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19
- 3. A anatomia do bruxismo
O ser humano tem dois principais músculos responsáveis pela mastigação: os temporais, na lateral da cabeça, e o masseter, no ângulo da mandíbula. Quando os dentes da arcada superior encostam na inferior, significa que os músculos estão em contração.
O problema é que a natureza os desenhou para que fossem contraídos apenas por algumas horas por dia, três ou quatro, no máximo. “Imagina uma pessoa que passa oito, nove horas dormindo rangendo os dentes, ou passa o dia com eles apertados? Isso gera um excesso de carga na musculatura”, ilustra Correa.
O resultado é um acúmulo de ácido lático em uma musculatura que trabalhou demais e, consequentemente, dor. “Sempre falo para os pacientes: você está acostumado a correr 3 km e amanhã resolve correr 30 km. O resultado vai ser não mexer a perna no outro dia, porque a musculatura vai inflamar. O mesmo acontece com o bruxismo.”