Beber água ajuda a emagrecer? Entenda como isso acontece

O consumo regular de água pode trazer inúmeros benefícios para o corpo

O consumo de água traz muitos benefícios à saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Consumir água com regularidade é importante para manter a saúde em dia, pois o hábito ajudar a manter o bom funcionamento do organismo. Algumas pessoas acreditam que seus benefícios vão além disso e que a ingestão do líquido pode ajudar a emagrecer. Mas até que ponto isso é verdade? Existe algum embasamento científico?

O nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil, Matheus Motta, em entrevista ao site Metrópoles, lembra que 60% do corpo humano é composto por água e, diante disso, ele explica que quanto mais ele estiver hidratado, melhor ele desempenhará suas funções e garantirá o bom funcionamento dos órgãos e músculos.

Além disso, a ingestão de água com regularidade influencia diretamente no metabolismo, contribuindo para que ele funcione de forma acelerada, contribuindo para a queima de gorduras e a perda de peso. A água também facilita a prática de atividade física, deixando-a mais eficiente, além de diminui o apetite, contribuindo assim para os resultados na balança.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio, por exemplo. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, afirma Motta.

Outros benefícios

É importante ressaltar que a importância de manter-se bem hidratado com o consumo regular de água vai muito além do que já foi citado, trazendo benefícios para o organismo como um todo. O hábito ajuda no controle da temperatura do corpo, mantém a hidratação da pele, contribui para evitar a prisão de ventre, ajuda na prevenção de cálculos renais, além de ser importante para a regularização da pressão sanguínea e para o transporte eficiente de nutrientes nos músculos.

Quantidade de água a ser ingerida

Manter a hidratação do corpo é importante, mas também não se deve esquecer que ingerir muita água também pode ser perigoso,  principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca. No caso desses problemas, o corpo não consegue eliminar o excesso de água, podendo trazer consequências como inchaço, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, dentre outros. Em média, costuma-se dizer que o indivíduo deve consumir dois litros de água por dia, no entanto, isso não é tão simples, esse cálculo deve levar em consideração a idade e o peso de cada pessoa. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES