SEÇÕES

Barriga estufada, gases em excesso e dificuldade de arrotar podem ser sinal de alerta - Não consegue arrotar?

Quem tem essa condição sente o ar preso no estômago, causando barriga estufada, dor, sensação de pressão no peito, dificuldade de engolir e até ruídos estranhos na garganta - Não consegue arrotar?

Slide 1 de 4

Não consegue arrotar?

Siga-nos no

Pode parecer estranho, mas a dificuldade para arrotar não é apenas um incômodo: pode ser um sinal de uma condição médica pouco conhecida, chamada Disfunção Cricofaríngea Retrógrada (DCF-R). Embora só tenha sido oficialmente reconhecida em 2019, a disfunção afeta pessoas em várias partes do mundo, e o número de casos relatados tem crescido rapidamente, especialmente graças às redes sociais e à troca de experiências entre pacientes.

“É uma síndrome que só recentemente começou a ser melhor compreendida, com sintomas bem definidos”, explica o Dr. Geraldo Santana, ex-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e otorrinolaringologista. “Muitos pacientes passam anos convivendo com os sintomas sem saber que se trata de uma doença".

Quem tem essa condição sente o ar preso no estômago, causando barriga estufada, dor, sensação de pressão no peito, dificuldade de engolir e até ruídos estranhos na garganta. Esses sintomas, que podem parecer apenas desconfortos digestivos, acabam afetando também o bem-estar emocional e social. “Muitos pacientes relatam constrangimento, ansiedade e até depressão, porque evitam sair, participar de encontros ou até mesmo comer em público”, acrescenta o especialista.

Slide 1 de 4
Carregue mais