Bahia registra duas mortes por botulismo; relação com consumo de mortadela é investigada

O botulismo é uma doença rara e grave causada por toxina bacteriana

A infecção pode estar relacionada ao consumo de mortadela de frango | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um surto de botulismo foi registrado na Bahia, atingindo até agora três cidades. Na última semana, seis casos foram confirmados nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. De acordo com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), duas pessoas infectadas pela doença morreram. Com informações do Alô Bahia.

PRIMEIROS CASOS

Os dois primeiros casos foram identificados em 17 de setembro, em Campo Formoso. Entre os seis pacientes diagnosticados, quatro consumiram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas. A Sesab está investigando se o alimento tem ligação com os casos, mas a marca do produto ainda não foi divulgada.

Segundo a Sesab, até o momento foram notificados seis casos de botulismo neste ano, quatro a mais do que em 2023. Quatro casos foram confirmados por critérios clínico-epidemiológicos e um por exame laboratorial.

Dos pacientes infectados, quatro são de Campo Formoso e um de Senhor do Bonfim, cidades localizadas no norte do estado. O caso mais recente foi de um morador de Cícero Dantas, cidade que fica a cerca de 300 km de Salvador, mas a notificação ocorreu em Ribeira do Pombal.

Situação dos Pacientes

Entre os seis casos confirmados, três pacientes estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um paciente já recebeu alta e dois morreram, com os óbitos ocorrendo em Campo Formoso e na capital baiana.

O que é o Botulismo?

O botulismo é uma doença rara, grave e com alta taxa de mortalidade, mas não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. Ela é causada por uma toxina potente produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode infectar o corpo através de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados. Mesmo pequenas quantidades da toxina podem provocar intoxicação grave rapidamente.

A toxina botulínica afeta o sistema motor, podendo causar complicações como insuficiência respiratória, que é a principal causa de morte nos casos de botulismo. Outras possíveis complicações incluem dificuldade para falar, engolir, fadiga, pneumonia por aspiração e fraqueza muscular prolongada.

Prevenção

A prevenção envolve cuidados com o preparo, consumo e armazenamento de alimentos, além da higiene. Recomendações incluem:

- Lavar e desinfetar superfícies e utensílios de cozinha;

- Tratar a água para consumo (filtrar, ferver ou usar solução de hipoclorito de sódio);

- Evitar alimentos em latas estufadas, embalagens danificadas ou com odor e aparência alterados;

- Não consumir produtos de origem desconhecida ou sem inspeção;

- Lavar as mãos regularmente;

- Manter alimentos refrigerados e reaquecer sobras de forma adequada;

- Ferver alimentos por pelo menos 10 minutos para inativar a toxina.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES