Azitromicina: para que serve, como tomar e quais as contraindicações - Azitromicina x coronavírus

Esse antibiótico trata diferentes bactérias, mas não funciona contra a Covid. Conheça a azitromicina, dos benefícios às reações adversas - Azitromicina x coronavírus

Slide 3 de 7
Avalie a matéria:

Azitromicina x coronavírus

A azitromicina é um antibiótico muito utilizado pelos médicos para o tratamento da pneumonia causada por bactérias, mas não possui nenhuma ação contra vírus, inclusive o coronavírus. 

No entanto, a COVID-19 pode causar pneumonia viral e, em casos graves, facilitar a entrada de bactérias nos pulmões causando pneumonia bacteriana e, por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente recomenda o uso de antibióticos se a pessoa tiver uma infecção bacteriana. Além disso, a OMS não recomenda o uso de antibiótico para profilaxia de pneumonia bacteriana em pessoas com a COVID-19 leve ou moderada, a menos que haja sinais e sintomas de infecção bacteriana [1,2].

Dois estudos realizados no Reino Unido [3,4], em pacientes com COVID-19, mostraram que a azitromicina não reduz o tempo de recuperação ou o risco de hospitalização e que, no caso de pacientes hospitalizados, a azitromicina só deve ser usada em casos de infecção bacteriana. Além disso, o uso inadequado de antibióticos durante a pandemia pode causar aumento da resistência antimicrobiana. 

Ainda assim, mais estudos estão sendo feitos para entender a real eficácia da azitromicina contra o novo coronavírus, assim como identificar seus efeitos a longo prazo.  Saiba mais sobre os remédios que estão sendo estudados contra o novo coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES