Aumentam amputações causadas pelo diabetes; saiba como prevenir - Sedentarismo e alimentação ruim

Para quem tem diabetes, não é só a glicemia que precisa de atenção. Os pés também exigem cuidados. - Sedentarismo e alimentação ruim

Slide 1 de 4

Sedentarismo e alimentação ruim

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos últimos 10 anos, o número de pacientes com diabetes no Brasil aumentou cerca de 30%, de acordo com o Atlas do Diabetes de 2021. A explicação para esse aumento está nos hábitos de vida: o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos diagnósticos, tem uma ligação muito forte com o sobrepeso, o sedentarismo e a alimentação inadequada. Com informações do portal UOL.

“Com uma dieta baseada em alimentos industrializados, lanches rápidos e bebidas açucaradas, vem uma segunda onda que é a do diabetes. E essa onda já chegou”, alerta o dr. André Vianna, endocrinologista especializado em diabetes.

Aparentemente, a terceira também: a onda das complicações causadas pela doença. Em 2022, mais da metade das amputações de pés e pernas no país aconteceram em decorrência do diabetes, juntamente com aquelas causadas pela pressão alta e pela insuficiência renal crônica. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a média foi de três amputações a cada hora. 

O aumento dessas cirurgias, medida adotada em quadros já extremos, é resultado do chamado “pé diabético”.

 

Slide 1 de 4
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES