A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na terça-feira (23), medidas rigorosas contra alimentos considerados nocivos à saúde. Entre eles, estão o café da marca Câmara e suplementos da Axis Nutrition e da marca Proteus. As ações incluem a suspensão imediata da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos produtos em todo o território nacional.
Café com fragmentos
O alerta mais grave envolve o Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara. Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) identificou “fragmentos semelhantes a vidro” em um lote (nº 160229). Além disso, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro descobriu que as embalagens indicavam empresas inexistentes ou irregulares como responsáveis pela produção. Diante disso, a Anvisa orienta que os consumidores não utilizem o produto em nenhuma versão.
Suplementos suspensos
Na mesma resolução, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os suplementos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A decisão veio após inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, que revelou falhas graves nas boas práticas de fabricação. Entre os problemas estão ausência de responsável técnico, falhas no controle de qualidade da água, falta de rastreabilidade de matérias-primas e ausência de estudos de estabilidade dos produtos. Por isso, toda a linha da empresa foi proibida de circular no mercado.
Whey irregular
A agência também proibiu a venda do suplemento Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricado pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU. O produto estava sendo comercializado mesmo após a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., detentora da marca, ter encerrado oficialmente a produção no início de 2024. Todos os lotes encontrados devem ser retirados de circulação imediatamente, já que não possuem procedência validada.