SEÇÕES

Anvisa determina recolhimento de chocolate Laka por falha na embalagem

Lote do chocolate Laka é retirado do mercado após erro de rotulagem ocultar a presença de glúten, oferecendo risco a consumidores com restrições alimentares

Anvisa determinou que seja recolhido lote do chocolate Laka | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do chocolate Laka, fabricado pela Mondelez, após a identificação de erro na rotulagem do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22).

De acordo com a agência reguladora, o problema envolve o lote CC28525493, que foi comercializado com a embalagem do chocolate branco tradicional, mas continha, em seu interior, a versão Laka com biscoito. A inconformidade compromete a fidelidade das informações apresentadas ao consumidor.

A falha é considerada grave, pois a embalagem não informa corretamente a composição do produto, incluindo a presença de glúten, o que pode representar risco à saúde de pessoas com alergias, intolerâncias ou restrições alimentares.

Recolhimento ocorreu após comunicação da fabricante

Segundo a agência, a medida foi adotada após a própria fabricante comunicar o erro e iniciar um recolhimento voluntário do lote afetado.  A divergência entre o rótulo e o conteúdo do produto viola as normas sanitárias e de rotulagem vigentes no país.

Em comunicado, a Anvisa informou que um produto rotulado como Laka continha a versão com biscoito, o que tornou incorreta a lista de ingredientes e suprimiu o alerta obrigatório sobre glúten, oferecendo risco ao consumido.

“Foi identificado que um produto rotulado como Laka continha, em seu interior, o produto Laka com biscoito, o que torna incorreta a lista de ingredientes apresentada no rótulo e resulta na ausência da declaração obrigatória da presença de glúten, em desacordo com as exigências legais e com impacto direto na segurança do consumidor”.

Mondelēz Brasil divulga nota

Informamos que adotamos preventivamente o processo de recolhimento voluntário do CHOCOLATE BRANCO 145g, da marca LAKA do lote CC28525493 (formato tablete), com prazo de validade 14/07/2026, pois este apresenta indevidamente em seu interior o tablete de LAKA OREO. Reforçamos que o chocolate não apresenta qualquer problema de qualidade, mas está sendo recolhido voluntariamente, de maneira preventiva do mercado, prezando pela segurança dos consumidores alérgicos ou intolerantes ao trigo, por conter este ingrediente em sua composição, não declarado no rótulo de LAKA.

Os produtos destes lotes já adquiridos pelos consumidores poderão ser substituídos por outro produto da mesma natureza sem qualquer custo, por meio de contato gratuito com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 704 1940, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, exceto feriados.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também