A diabetes é uma doença que pode acometer todas as idades e pode ser mortal. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, afirmam que o Brasil já tem cerca de 20 milhões de pessoas com a doença. A diabetes é causada pela produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A doença pode resultar no aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
Um dos maiores desafios no combate à diabetes é o diagnóstico, mas a observação atenta do próprio corpo pode auxiliar na detecção precoce da doença.
SINAIS DA DIABETES NAS MÃOS
Além da sede excessiva, os sintomas mais comuns da diabete incluem aumento da frequência urinária, fadiga, visão desfocada e fome constante. Observar as próprias mãos também é importante para o diagnóstico e até mesmo para saber como anda o tratamento.
Isso porque uma sensação de formigamento das mãos pode indicar diabetes e outras doenças. No caso, além das mãos, o diabetes também pode causar dormência nos pés, nos braços e nas pernas, e pode acometer os nervos em cerca de 25% dos casos.
Os casos de formigamento ocorrem 30% por diabetes, 30% por causa desconhecida e 40% por uma variedades de causas.
POR QUE OCORRE O FORMIGAMENTO?
A diabetes pode acometer vários nervos, incluindo os nervos dos pés e das mãos, surge a condição chamada neuropatia. Esta condição é bastante frequente em pessoas que não fazem o tratamento adequado da diabetes, apresentando altos níveis de açúcar no sangue, que geram danos progressivos nos nervos.
Além de formigamento, a neuropatia diabética pode causar outros sintomas, que incluem:
dormência;
alteração do tato;
dores;
fraqueza nas extremidades;
redução da capacidade de sentir dor ou mudanças de temperatura;
sensação de queimação.
O paciente deve relatar ao seu médico sobre qualquer alteração no corpo, seja nas mãos, nos pés ou qualquer outra parte do corpo.