A AirFryer caiu no gosto do brasileiro e hoje em dia é muito difícil encontrar uma cozinha em que o eletrodoméstico não esteja presente. Sinônimo de praticidade para muitos, ela caiu no gosto das pessoas principalmente por acreditar-se que os alimentos preparados nela sejam mais saudáveis. Mas afinal, isso realmente é verdade?
O designer de Educação Culinária do Imperial College de Londres, Jakub Radzikowski, explicou em entrevista para a BBC, que faz sentido acreditar nisso e apostar no seu uso se o objetivo é se alimentar de forma mais saudável. “Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura”, explicou.
Se comparada com o forno convencional, a fritadeira elétrica também tem mais vantagens. No caso do forno, se o alimento for imerso em óleo, ele vai acabar absorvendo boa parte da gordura. Já no caso da AirFryer, vai tudo para o cesto perfurado que fica na parte de baixo da fritadeira, ou seja, boa parte dessa gordura não é absorvida pelo alimento.
A AirFryer consome menos energia que o forno?
Muitas pessoas colocam o menor consumo de energia na lista de vantagens da AirFryer, pois muitos acreditam que ela é mais econômica do que um forno convencional. O produtor do programa Slice Bread, da BBC, Simon Homan, fez um teste para saber se isso é realmente verdade. Ele preparou batata e coxa de frango nos dois aparelhos.
"O frango levou cerca de 35 minutos para cozinhar no forno, e o medidor me disse que usei 1,05 quilowatt-hora de eletricidade. A air fryer levou 20 minutos, e o medidor indicou um uso de 0,43 quilowatt-hora.", disse Simon à BBC. “A batata demorou, por sua vez, cerca de uma hora para assar adequadamente no forno — o equivalente a 1,31 quilowatt-hora. Na air fryer, levou muito menos tempo, trinta e cinco minutos, consumindo 0,55 quilowatt-hora”.
O experimento demonstrou que em caso de pequenas quantidades de alimentos, é mais vantajoso utilizar a fritadeira elétrica. No entanto, quando se precisa cozinhar maiores quantidades, para um maior número de pessoas, o forno ainda é a melhor opção. Não é possível preparar de uma única vez grandes quantidades de comida na AirFryer.