Ainda dá tempo ganhar massa muscular para as festas de fim de ano? Pesquisadores explicam

Com a chegada do fim de ano, surge aquele desejo de estar “em forma” para encarar as férias e as festas na nossa melhor versão. Ainda dá tempo?

Mulher na academia | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a chegada do fim de ano, surge aquele desejo de estar "em forma" para encarar as férias e as festas na nossa melhor versão. O problema é que, muitas vezes, só percebemos que mais um ano se passou e não fizemos nada para melhorar nossa saúde ou estética nesse momento. 

Mas e agora? Será que ainda há tempo? A resposta é sim! Os fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli citam, em um texto para o Eu Atleta, um estudo que demonstra os resultados de um treinamento de seis semanas para hipertrofia. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina.

Para a pesquisa, 61 mulheres jovens foram incluídas, o que é um bom sinal, considerando que as mulheres geralmente têm mais dificuldade em ganhar massa muscular. Além disso, as participantes não tinham experiência prévia com exercícios de força antes de começarem o programa de fortalecimento, que teve a duração de seis semanas.

Como se deu o estudo?

O estudo teve o seguinte modelo: a panturrilha foi o grupo muscular escolhido (quem treina sabe que não é fácil hipertrofiar a panturrilha). Os treinos foram realizados três vezes por semana, por um período de seis semanas, e as voluntárias foram divididas aleatoriamente em três grupos: aquele com 6 séries de 15 a 20 repetições máximas; outro com 9 séries de 15 a 20 repetições máximas; e teve o grupo com 12 séries de 15 a 20 repetições máximas. O tempo de descanso foi de 2 minutos entre as séries.

Ao final das seis semanas, todas as participantes mostraram aumento de massa muscular (hipertrofia). O grupo que realizou um maior volume de treinamento (12 séries) obteve os melhores resultados.

"Então, se você estava sem animação porque achava que não dava mais tempo de ficar mais em forma e com mais saúde até o Natal, pode se animar de novo! Mexa-se! Treine! Em casa ou na academia, o lugar não importa. O importante é se exercitar. Coloque seu nome na sua agenda e dedique-se! Se você começar agora, você vai colher resultados ainda neste ano!", aconselham os fisiologistas no texto do Eu Atleta.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES