Pesquisadores do Reino Unido descobriram que os adoçantes artificiais podem transformar bactérias saudáveis no microbioma intestinal em micróbios nocivos e causar sérios problemas de saúde, como envenenamento do sangue.
O estudo investigou que substitutos do açúcar, como sacarina, sucralose e aspartame - encontrados em refrigerantes e alimentos processados - podem fazer com que bactérias benéficas nos intestinos, como E. coli ( Escherichia coli ) e E. faecalis ( Enterococcus faecalis ) se tornem prejudiciais e causem doenças.
Bactérias como E. faecalis são capazes de atravessar a parede intestinal e entrar na corrente sanguínea, o que pode levar a uma condição potencialmente fatal causada por envenenamento do sangue (septicemia) conhecida como sepse. Esses micróbios causadores de doenças também podem se acumular no fígado, nódulos linfáticos e baço, e causar várias outras infecções.
Os pesquisadores disseram que, com base em suas descobertas, publicadas no International Journal of Molecular Sciences , é importante entender mais sobre o impacto dos adoçantes na saúde.
“Nosso estudo é o primeiro a mostrar que alguns dos adoçantes mais comumente encontrados em alimentos e bebidas - sacarina, sucralose e aspartame - podem fazer bactérias intestinais normais e 'saudáveis' se tornarem patogênicas”, disse o Dr. Havovi Chichger, professor sênior de biomedicina ciências na Anglia Ruskin University (ARU).
“Essas mudanças patogênicas incluem maior formação de biofilmes e aumento da adesão e invasão de bactérias nas células intestinais humanas. Essas alterações podem fazer com que as bactérias do nosso intestino invadam e causem danos ao nosso intestino, o que pode estar relacionado a infecções, sepse e falência de múltiplos órgãos.
“Sabemos que o consumo excessivo de açúcar é um fator importante no desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes. Portanto, é importante que aumentemos nosso conhecimento sobre adoçantes e açúcares na dieta para entender melhor o impacto em nossa saúde ”.
Bactérias patogênicas podem invadir e matar células Caco-2 - células que revestem a parede do intestino. Os pesquisadores descobriram que uma quantidade de adoçantes equivalente a duas latas de refrigerante diet pode aumentar significativamente a capacidade de E. coli e E. faecalis se ligarem às células Caco-2.
Eles também descobriram que os adoçantes têm um efeito na formação de biofilmes - agrupamentos de bactérias que são mais propensos a secretar toxinas e menos sensíveis ao tratamento de resistência antimicrobiana, aumentando potencialmente o risco de doenças.
Os pesquisadores escreveram em seu artigo: “Visto que o consumo de adoçantes artificiais na dieta continua a aumentar, é vital entender como esse aditivo alimentar afeta a microbiota intestinal e como esses efeitos prejudiciais podem ser amenizados.