Adeus gripe! Saiba o que comer para turbinar sua imunidade

Uma alimentação balanceada e rica em alimentos e compostos bioativos fortalece o sistema imunológico

Alguns alimentos podem ajudar a fortalecer a imunidade e a combater gripes e resfriados | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O segredo para manter o sistema imunológico forte para prevenir doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram é levar um estilo de vida saudável. Nisso, uma alimentação  equilibrada é fundamental, com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais e a diminuição do consumo de comidas que são fontes de gordura, açúcar e conservantes ajuda bastante.

A especialista em nutrição clínica e esportiva, Tamara Ferreira, em entrevista à Revista ABM+Saúde, reforça que uma alimentação balanceada e rica em alimentos e compostos bioativos fortalece o sistema imunológico. “O sistema imunológico é o exército que nos protege de gripes, resfriados e infecções. E mesmo após a pandemia, eu considero importante que as pessoas continuem a se preocupar com a imunidade uma vez que ela nos protege contra diversos tipos de doenças e infecções”.

A profissional também indica os grupos de alimentos que favorecem a imunidade. A vitamina C é um deles e pode ser encontrada em laranja, limão, acerola, abacaxi, kiwi, pimentão, tomate, goiaba, caju e folhas verde escuras. O ácido fólico também é um bom aliado e pode ser encontrado em folhas verdes escuras como couve, agrião, espinafre, rúcula, brócolis, assim como lentilha, feijão, fígado e quiabo.

Alimentos ricos em zinco também devem ser priorizados: amendoim, castanha de caju, amêndoa, fígado, ostra e carne vermelha; em selênio: castanha do Pará, semente de abóbora, semente de girassol, carne, ovo, atum, feijão, queijo, aveia; ômega 3: semente de linhaça, semente de chia, atum, cavala, sardinha, castanha, nozes, amêndoas, azeite de oliva e vitamina D: Gema de ovo, atum, sardinha, fígado, cavala.

Hidratação e consumo de fibras

Também é necessário darmos atenção para a hidratação do corpo. Aumentar a ingestão de água deve ser uma regra. O consumo de fibras para o melhor funcionamento do intestino, que é um importante órgão do sistema imunológico, também deve ser prioridade. Sugestão de fibras: aveia, farelo de aveia, farinha de linhaça e farinha de chia.

Dentro do leque do estilo de vida saudável, também está presente a prática de atividade física regular, que, aliada a uma alimentação saudável, se constitui na melhor estratégia para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente. Evitar o cigarro e bebidas alcoólicas e manter o sono regulado também são aliados.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES