Acordar no meio da noite porque sentiu vontade de urinar pode ser bastante chato, especialmente se isso acontece várias vezes. De acordo com especialistas, é considerado normal precisar urinar até oito vezes durante o dia e uma ou duas vezes durante a noite. No entanto, se essa necessidade se torna mais frequente, pode indicar um problema subjacente.
Noctúria é o termo médico utilizado quando uma pessoa acorda repetidamente durante a noite para urinar. Embora o consumo excessivo de líquidos antes de dormir possa ser uma causa comum desse sintoma, não é o único fator a ser considerado. Outras condições médicas, como problemas na bexiga, alterações hormonais, ou até mesmo distúrbios do sono, podem contribuir para que isso aconteça. Portanto, é importante monitorar e, se necessário, consultar um profissional de saúde para investigar a causa e determinar o tratamento adequado.
Segundo o urologista Renato Faria, condições como hiperplasia prostática benigna, apneia obstrutiva do sono, ansiedade e diabetes insipidus, um distúrbio metabólico marcado por aumento anormal da produção de urina, podem ser responsáveis pela micção frequente durante a noite. Por esse motivo, é recomendável buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
“Ir várias vezes ao banheiro durante a noite não é considerado normal. Inicialmente, o paciente pode procurar por um clínico geral ou um urologista para avaliação clínica”, recomenda, em entrevista ao O Globo.
Outros motivos
Outros fatores que não são necessariamente condições médicas também podem contribuir para aumentar a frequência de idas ao banheiro, explica o urologista Carlo Passerotti. “A pessoa pode tomar mais água e ir ao banheiro, tem pessoas que produzem mais urina à noite, o que acontece com a idade, e quem não esvazia a bexiga e acaba enchendo muito mais rápido. Ou a pessoa acorda à noite por ter um sono mais leve. São vários motivos”, ele afirma.
Depois de descartar a possibilidade de condições médicas, para reduzir a necessidade de urinar durante o sono, é aconselhável diminuir a ingestão de líquidos pelo menos duas horas antes de dormir, especialmente bebidas diuréticas como o álcool. Isso pode ajudar a minimizar interrupções noturnas e melhorar a qualidade do sono.