Os benefícios da banana vão além da praticidade do dia a dia, presente na mesa de milhões de pessoas, ela é rica em nutrientes e extremamente versátil, pode ser consumida in natura, em sucos, vitaminas, bolos, pratos salgados ou até mesmo frita. Seja no café da manhã, no lanche ou como ingrediente de receitas.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a banana é atualmente a fruta mais consumida no mundo. Essa popularidade está diretamente ligada à facilidade de acesso, baixo custo e ao seu valor nutricional. Ela também é rica em potássio, fibras, vitaminas e compostos antioxidantes que promovem diversos benefícios à saúde.
Principais benefícios da banana para a saúde
Dados do Sebrae revelam que cada brasileiro consome em média 25 quilos de banana por ano. A banana é essencial para o bom funcionamento dos músculos e dos nervos e fornece energia de forma rápida e natural. Suas fibras solúveis ajudam a diminuir os níveis de LDL, o colesterol “ruim”, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC). O potássio contribui também para o controle da pressão arterial, ao promover a eliminação de sódio pela urina e reduzir a tensão nos vasos sanguíneos.
Fonte de energia
A fruta também é uma excelente fonte de carboidratos, principal fonte de energia do organismo. A presença de vitamina B6, que participa do metabolismo energético e favorece a saúde cerebral. Como fonte natural de eletrólitos, também auxilia no bom desempenho muscular, especialmente em praticantes de atividades físicas.
Com uma média de três gramas de fibras por unidade, a banana ajuda a alcançar a recomendação diária de fibras, que varia entre 22 e 34 gramas. O consumo regular favorece a saúde intestinal, promove saciedade e auxilia no controle da glicemia.
- Antes do treino: coma uma banana para aumentar sua energia para o exercício.
- No café da manhã: coma uma banana para ter energia para o dia seguinte.
- Meio da tarde: Coma uma banana para neutralizar o declínio de energia no meio da tarde.
Potencial anticâncer
Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriram que o consumo de bananas verdes pode reduzir em até 60% o risco de alguns tipos de câncer. Esse benefício está relacionado ao amido resistente presente na fruta, que também é encontrado em cereais e tem mostrado efeitos positivos na prevenção da doença.