8 hábitos do dia a dia que pioram a audição
- Descuidar das infecções e resfriados
Todo mundo vai ter perda auditiva durante a vida, mas algumas mudanças simples na rotina podem desacelerar esse processo. Saiba quais.
- Descuidar das infecções e resfriados
Quando uma pessoa está gripada ou resfriada, é comum que ela se queixe também de dor de ouvido. “Isso acontece porque o nariz tem uma comunicação interna com o ouvido, o que faz com que a inflamação de um interfira no funcionamento do outro”, explica a especialista.
Segundo ela, a principal dica nesses casos é lavar o nariz com soro fisiológico. Assim, o ouvido fica mais bem ventilado e, consequentemente, mais protegido. Já no que diz respeito às infecções externas do ouvido, o alerta tem a ver com a manipulação de objetos nessa região. “As pessoas tentam coçar com grampos de cabelo, tampa de caneta, palito de churrasco e vários outros itens e acabam machucando o ouvido. Isso vira uma porta de entrada para bactérias”, pontua dra. Michelle.
Inflamações também são comuns em atletas de esportes aquáticos que fazem uso, por exemplo, das hastes flexíveis. Isso porque a cera é uma espécie de gordura que, entre suas funções, expulsa a água do ouvido, impermeabilizando-o. No entanto, ao retirar essa proteção, o ouvido fica úmido e propício para o surgimento de fungos – as famosas “otites do nadador”.