6 exercícios físicos que aliviam a ansiedade

O Brasil é lider no ranking de países mais ansiosos

9,3% da população brasileira é ansiosa | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros sofriam de ansiedade. O número representa cerca de 9,3% da população, e coloca o Brasil como líder do ranking de países mais ansiosos. Diversos especialistas e estudos apontam a importância dos treinos para a saúde mental. Considerado um fator predominante para aliviar a ansiedade, além de colaborar para a saúde do corpo, porque a prática eleva a produção de serotonina e endorfina no corpo, neurotransmissores responsáveis por aumentar a sensação de prazer e bem-estar.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial que mostrará algumas dicas e informações sobre os benefícios dos exercícios físicos para ansiedade, depressão e outras alterações de cunho psicológico e emocional.

Caminhada

A caminhada é um exercício simples, acessível e sem contraindicações que pode ser feito todos os dias – basta um tênis adequado e tempo. Segundo a Anxiety and Depression Association of America, uma associação norte-americana de pesquisa sobre ansiedade e depressão, uma caminhada de 10 minutos já é o suficiente para restaurar a calma e pode ser tão benéfica quanto uma caminhada de 45 minutos ou mais quando o assunto é reduzir o estresse. 

Corrida

Se o seu corpo permitir e você não tiver outras contraindicações (como problemas nos joelhos), correr é outra ótima opção para alívio desses sintomas. Se for ao ar livre, então, melhor ainda. Aqui, a principal dica é escolher uma rota segura – isto é, sem muitas subidas ou com vias esburacadas) e optar por tênis adequados para a prática. 

Treino HIIT

Se você não tem muito tempo, um treino HIIT pode fazer maravilhas pela sua ansiedade e sensação de estresse. Esses treinos, intensos e mais curtos, desafiam os seus músculos, a sua concentração e, claro, a sua coordenação. É por isso que ele é tão efetivo para quem precisa desestressar, já que exige toda a sua capacidade de concentração e foco, mesmo que por um breve período. Resultado: você sai da prática mais energizada e com a mente mais tranquila.  

Yoga

Por mais que o yoga seja uma prática de baixo impacto, ela exige concentração e, principalmente, uma diminuição do ritmo – de movimentos, da respiração e, por consequência, da mente. Existem, inclusive, posições que lidam diretamente com sensações de estresse e ansiedade, e os exercícios de respiração comumente incluídos nas práticas também aliviam os sintomas. 

Dança

Quer você coloque a sua música favorita para dançar na sala de casa, quer faça uma aula de dança energizante, dançar é um exercício divertido, que movimenta o corpo todo e, de quebra, alivia o estresse.

Exercício de Respiração Diafragmática

A Respiração Diafragmática é uma técnica para ser utilizada em momentos de tensão em qualquer local que estiver e com isso conseguir diminuir as sensações físicas que a ansiedade, tensão ou nervosismo pode causar, além de corrigir os pensamentos que naquele momento estão ativando vários sentimentos ruins.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES