O colágeno, uma proteína vital para a saúde da pele, cabelo, unhas e ossos, diminui naturalmente com o envelhecimento, resultando em flacidez e rugas. No entanto, uma dieta saudável pode ajudar a reduzir esses efeitos negativos, de acordo com Ana Maria Pellegrini, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela destaca que dietas menos inflamatórias podem diminuir a degradação do colágeno, promovendo uma pele mais firme.
Laranja. A laranja, uma fruta abundante em vitamina C, desempenha um papel crucial na produção de colágeno, contribuindo para fortalecer a pele e os tecidos conjuntivos. "[A vitamina C] é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele", explica a dermatologista Tereza Eliza Panizzi, em entrevista ao Terra.
Cenoura. A cenoura é um vegetal rico em betacaroteno, o qual confere sua característica cor alaranjada. Se consumida regularmente, ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB, prevenindo a degradação do colágeno. Além disso, esse vegetal é uma fonte de antioxidantes que combatem os danos provocados pelos radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento na pele.
Ovo. Os ovos são uma excelente fonte de proteína, aminoácidos e vitaminas do complexo B, fundamentais para a integridade das células e para a síntese de colágeno, resultando em uma pele mais firme e saudável. No entanto, a nutricionista Gabriela Marcelino, em entrevista ao Terra, adverte sobre a importância de consumi-los com moderação. "De uma forma geral, adultos saudáveis podem consumir de 3 a 4 unidades na semana, intercalando com o consumo de outras proteínas, como aves, carnes e peixes. Para quem faz controle de colesterol, deve apenas ficar atento para não exceder o total de colesterol do dia", recomenda.
Oleaginosas. As oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são preciosidades para a saúde da pele. Elas são carregadas de ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, além de vitaminas, minerais e antioxidantes, como vitamina E, zinco e selênio, que estimulam a produção de colágeno e protegem a pele contra os danos dos radicais livres. A nutricionista Daniela Medeiro recomenda sempre optar pelas versões naturais desses alimentos, evitando aquelas com sal, cascas crocantes ou coberturas doces.
Peixe. Os ácidos graxos ômega 3 encontrados em peixes como salmão, sardinha e atum desempenham um papel fundamental na produção de colágeno no organismo e na manutenção da hidratação da pele, reduzindo a secura e a descamação. "Os ácidos graxos do tipo ômega 3 são importantes para manter equilíbrio de perfil inflamatório da pele e prevenir doenças inflamatórias como as dermatites, psoríase e acne", explica a nutróloga Marcella Garcez, em entrevista ao Terra.
Aveia. A aveia possui nutrientes como cisteína, zinco e cobre, os quais desempenham funções essenciais na síntese de colágeno. "O cereal também é fonte de silício, que protege a integridade das fibras de elastina e colágeno, preservando a elasticidade e flexibilidade dos tecidos da pele", completa a nutricionista Daniela Medeiros. Além disso, o alimento é rico em antioxidantes, que protegem a proteína dos danos causados pelos radicais livres.