5 vantagens genéticas que a maioria das pessoas não tem - 3. Menos horas de sono

Há algumas vantagens genéticas que atingem uma proporção muito pequena da população. - 3. Menos horas de sono

Slide 4 de 6

3. Menos horas de sono

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma característica que você pode ter, mesmo sem pertencer a nenhum grupo étnico específico, é a de funcionar bem mesmo com menos horas de sono que a média das pessoas.

Vários estudos científicos já mostraram que a maioria das pessoas precisam dormir entre 7 e 9 horas por noite para terem a sensação de corpo e mente descansados.

Dormir menos que o necessário pode causar problemas de saúde e também males psicológicos, como falta de concentração. Apesar disso, um estudo científico publicado em 2014 com gêmeos não idênticos permitiu à Academia Norte-Americana de Medicina do Sono identificar uma mutação genética que permite a algumas pessoas necessitar de menos horas de sono.

Pessoas com uma mutação no gene DEC2 têm uma fase de sono REM (sono profundo) mais intensa, o que faz com que seu descanso seja mais efetivo. Com seis horas de sono ou menos, estas pessoas já se sentem completamente descansadas e prontas para encarar o dia seguinte.

De toda forma, os pesquisadores destacaram que esta é uma mutação que afeta uma proporção muito pequena da população mundial - menos de 1% daqueles que dizem dormir pouco.

Por esta razão, se você dorme pouco e acha que está tudo bem e que deve ser portador desta mutação genética, saiba que isto possivelmente não é verdade: o mais provável é que você esteja sim precisando de mais horas de sono.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES