A doença coronária, causa mais comum dos ataques cardíacos, atinge aproximadamente 14 milhões de pessoas e é responsável por ao menor 400 mil mortes anualmente no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O que pode ajudar a evitar esse tipo de problema é manter os fatores de risco controlados, para isso é necessário seguir um estilo de vida saudável. A seguir, trazemos cinco fatores de risco mais comuns para doenças cardíacas.
Fumar
Os produtos químicos presentes na fumaça do cigarro, segundo o o Centro de Controle de Doenças, dos EUA, contribuem para que o sangue engrosse e forme coágulos dentro das artérias e veias. Isso favorece o desenvolvimento de doenças cardíacas, pois aumenta a formação de placas nos vasos sanguíneos, o que faz com quem o fluxo de sangue para o coração seja reduzido, aumentando os riscos de ataque cardíaco.
Beber muito álcool
Consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada tem relação direta com o aumento de longo prazo da pressão arterial. Como consequência, a pressão alta contribui para a sobrecarga do músculo cardíaco ao longo do tempo. Isso coloca a pessoa em risco de desenvolver doença cardiovascular, derrame e ataque cardíaco.
Pressão alta
A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardíacas. A pressão alta acontece quando a pressão do sangue que passa pelas artérias e outros vasos é muito alta. Isso pode afetar, além do coração, os rins e até o cérebro, além de outros órgãos importantes para o bom funcionamento do organismo.
Dieta não saudável
O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados é reprovado por unanimidade pelos nutricionistas e demais profissionais da área da saúde, por conta dos prejuízos que eles acarretam à saúde. Uma dieta com esse tipo de alimento é rica em sal, açúcares e gordura e pode aumentar os níveis de colesterol no organismo. O colesterol pode aderir à parede das artérias e do coração, o que pode endurecer e estreitar essas artérias, diminuindo o fluxo de sangue para o coração, levando a a um maior risco de ataque cardíaco.
Sedentarismo
Levar um estilo de vida sedentário pode acarretar uma série de problemas de saúde e um deles são as doenças cardíacas, mesmo que você não possua outros fatores de risco. A falta de atividade física também pode colocá-lo em risco de outros fatores causadores de doenças cardíacas, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes tipo 2.