Existem estudos que já comprovaram os benefícios do sexo para saúde e, para a médica e sexóloga Farzana Khan, do RegenLab, o sexo matinal é um dos melhores nesse sentido. Ela defendeu, em entrevista ao The Sun, que a prática sexual depois de acordar é uma formas mais saudáveis de iniciar o dia.
De acordo com a médica, o sexo matinal é capaz de ajudar no controle da pressão arterial, mantendo-a em níveis adequados, além de ajudar a conter estresse, mantendo-o em níveis saudáveis. No caso dos homens, a profissional afirma que o sexo logo ao acordar ajuda a reduzir os riscos de câncer da próstata.
"De modo geral, o sexo é altamente benéfico para a saúde cardiovascular, mas a prática diurna pode ajudar na disposição ao longo do dia e equilibra o organismo. O sexo matinal ajuda a ativar o cérebro, proporcionando um fluxo repentino de hormônios da felicidade para o corpo", explica Farzana Khan. Ela acrescenta ainda que, "os fluxos de testosterona e estrogênio são naturalmente muito mais altos em homens e mulheres logo pela manhã. Por isso, há mais disposição".
Neurotransmissores do prazer
Existem alguns neurotransmissores associados à prática sexual e um deles é a endorfina, que é liberada durante e logo depois do sexo. Ela contribui para uma melhora quase que imediata do humor, o que diminui as tensões cotidianas e reduz os efeitos do estresse no corpo. Além da endorfina, também estão associados ao sexo a dopamina e a serotonina.
O médico psiquiatra e sócio do Instituto Nutrindo Ideais, Dr. Higor Caldato, explica que a dopamina é um neurotransmissor associado às sensações de prazer e recompensa. "Durante a atividade sexual o cérebro libera dopamina em resposta a estímulos e sensações prazerosas como, como carícias, beijos, toques e orgasmos", afirma.
De acordo com o especialista, a dopamina faz aumentar a sensação de recompensa e favorece a repetição do comportamento sexual, o que contribui para a motivação sexual. Já a serotonina tem um papel importante para o bem-estar emocional, melhorando o humor e proporcionando uma sensação de relaxamento.