Siga-nos no
Stranger Things chega a sua 4ª temporada e já é um sucesso em todo o Brasil. No entanto, uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos não vive só de uma abordagem lúdica em um mundo invertido e cheio de monstros. Mais do que isso, a cada episódio é possível identificar momentos que apontam para um grande aprendizado sobre transtornos mentais.
Segundo a dra. Karina P. Lima, Psicóloga e PhD em Saúde Mental da Ivi, aplicativo que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos, a série aborda questões como bullying, ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático, entre outros sintomas relacionados à saúde mental de um indivíduo.
“Muito além da ação, suspense e efeitos especiais, Stranger Things traz muitos exemplos de transtornos mentais. Isso nos traz uma série de reflexões. De maneira lúdica, o autor mostra que nossas fraquezas e medos podem se virar contra nós. No caso do programa, a mente daqueles mais debilitados mentalmente é surpreendida pelo domínio de um monstro. E se trouxermos para o contexto real, os problemas relacionados à saúde mental podem sim, ser os nossos monstros”, explica ela.