3 sinais que toda mulher deve ter atenção durante o ciclo menstrual - 3 — Miomas

Seu ciclo menstrual — ou ausência dele — pode dizer muito sobre sua saúde - 3 — Miomas

Slide 4 de 4

3 — Miomas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

“Miomas são crescimentos não cancerosos de músculo que se desenvolvem dentro da parede do útero”, explica o jornal. Seu diagnóstico requer exames ginecológicos, visto que nem sempre apresentam sintomas, que podem incluir sangramento menstrual intenso e prolongados e dor pélvica.

Segundo a médica, os miomas podem crescer em diferentes tamanhos e em variadas camadas da parede do útero. Alguns podem ser pequenos como uma ervilha, enquanto outros podem chegar ao tamanho de um melão, por exemplo.

O risco dessa condição é maior em caso de histórico familiar, obesidade, síndrome dos ovários policísticos, menarca precoce (primeira menstruação) e não ter gerado um filho.

Quando não apresenta risco à saúde, é comum que não se faça nada com o mioma. Caso contrário, pode considerar um procedimento cirúrgico para retirá-lo. Outra opção de tratamento pode ser a terapia hormonal, para diminuir os miomas.

Contudo, Bella destaca que até os 50 anos, idade da menopausa, 70% das mulheres terão miomas. Isso acontece pois os hormônios femininos durante os anos reprodutivos estimulam o crescimento dos miomas, especialmente nos últimos anos antes da menopausa.

“Após a menopausa, quando esses níveis hormonais caem, os miomas tendem a encolher ou até desaparecer completamente”, finaliza a médica.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES