10 coisas que acontecem quando se para de beber refrigerante

Rico em açúcar, corantes e conservantes, a bebida deve ser evitada

Refrigerantes trazem uma série de prejuízos à saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Não é segredo para ninguém que refrigerantes são prejudiciais à saúde. Rico em açúcar, corantes e conservantes, a bebida gaseificada deve ser evitada e, se consumida, que seja em poucas quantidades. O ideal é que se pare de consumir e, nestes casos, o corpo sente os benefícios. A nutróloga do Hospital Sírio-Libanês, Andrea Sampaio revelou alguns deles.

Uma das consequências é a redução de peso, ou prevenção ao sobrepeso e obesidade. “O refrigerante possui teor elevado de açúcar. Afinal, uma lata de refrigerante de 350 ml, possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, garante Andrea.

Parar de consumir refrigerantes também ajuda a prevenir o diabetes e a melhorar o humor e a energia. Apesar de os altos índices de açúcar dessa bebida propiciarem energia e bom humor, eles caem muito rápido, o que leva a pessoa a ficar desanimada, cansada e com falta de energia. “Com a sua remoção, terá uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas tanto da glicemia quanto da insulina”, complementa Sampaio. 

Pele

O refrigerante traz prejuízos para a pele de quem o ingere com frequência. Logo, deixar de consumir essa bebida só traz benefícios. “Terá uma melhora na qualidade pele, contribui para o rejuvenescimento cutâneo, pois o açúcar deixa o colágeno mais rígido em vez de flexível, o que favorece a uma pele mais desidratada, opaca e sem vida. Pode desencadear o aumento da oleosidade e favorecendo o surgimento da acne”, explica. 

Fígado

O fígado também é beneficiado quando se deixa de tomar refrigerantes. Quando é absorvida no intestino, essa bebida joga uma grande quantidade de açúcar, gerando um acúmulo que será acomodado no fígado. “Esse excesso de gordura leva doença hepática gordurosa não alcoólica, que é a esteatose hepática e pode evoluir para uma cirrose e, posteriormente, para um câncer de fígado”, diz. 

Câncer

Parar de tomar refrigerante também ajuda a reduzir os riscos de câncer. “Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece ao aumento de peso e a obesidade que é um risco real para câncer”, termina a Dra. Andrea Sampaio, em entrevista ao Sport Life.

Outros benefícios:

Prevenção a cárie e osteoporose

Melhor funcionamento intestinal

Inflamação a menos

Melhora do poder de concentração

Queda do inchaço com prevenção na hipertensão arterial

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES