As Unidades Básicas de Saúde da Vila Irmã Dulce e Portal da Alegria, na zona Sul de Teresina, vão funcionar das 7h às 21h, ampliando a oferta de serviços de saúde à população.
O público-alvo é de pessoas com idade entre cinco e 19 anos
Já as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações.
UBS leva o nome da mãe do prefeito Firmino Filho
O projeto, que já está presente nas regiões Sul e Sudeste, deve ganhar um reforço com a chegada de novos guardas municipais.
Na ocasião, haverá atividades para o público desenvolvidas por neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, além de musicoterapia, jogos de memória, coral e exposição de arte.
O presidente da FMS, Charles Silveira, explica que houve mudança na forma de financiamento da Atenção Básica e o Governo Federal quer que Teresina cadastre 70% da população.
Em 2020, será criado ambulatório para cuidar da saúde bucal do bebê de 0 a 36 meses e mais dois ambulatórios de prótese dentária,
A nova sede da UBS atenderá moradores dos povoados Chapadinha Sul, Cebola, Buritizinho, Junco, Samambaia, BR 316, Assentamos, Assentamento 17 de abril.
Serviço de urgência odontológica 24 horas em todas as zonas da cidade, ampliação dos ambulatórios de radiologia e aquisição de novas cadeiras odontológicas para os consultórios.
Município se destaca em obras de infraestrutura, educação e saúde para população.
Em Teresina, a meta é cadastrar 344 mil pessoas nas UBS até abril de 2020, pois a capital possui 864 mil habitantes e 520 mil já são cadastrados.
Todas as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações.
O Consultório na Rua fez uma lista com os pedidos de pessoas em situação de rua e quer arrecadar os donativos de Natal até o dia 19 deste mês. Os produtos serão entregues aos moradores no dia 20.
O Consultório na Rua é administrado pela FMS, possui equipe de médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e redutor de danos.
Para garantir a regularização do Bolsa Família, as famílias precisam comparecer a Unidade Básica de Saúde levando o cartão do benefício, cartão de vacinação das crianças e o cartão gestante.
Em Teresina, 26 postos de vacinação estarão abertos
O presidente da FMS, Charles Silveira, explica ainda que há previsão de criação de dois ambulatórios de prótese dentária.
Atualmente, a colocação de prótese dentária já é feita por 37 equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Teresina recebeu há 8 dias cerca de 3.300 mil doses que foram distribuídas em 19 salas de vacina do município.
O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal.
As mulheres em situação de rua que forem à UBS serão acolhidas pela equipe do Consultório na Rua (CR) e também farão exame preventivo de colo de útero.
Os casos da doença triplicaram nos primeiros sete meses de 2019, considerando o mesmo período do ano em 2018, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
As vacinas foram distribuídas entre 19 salas de vacina de todas as zonas da cidade e estão disponíveis a partir de hoje (23)