Meteorologista diz ter encontrado temperaturas de até 48°C em solos degradados no interior de Alagoas.
Segundo a Somar Meteorologia, houve queda de neve em Pelotas, São Francisco de Paula, Gramado, Carlos Barbosa, Bagé, Herval, Piratini, Caxias do Sul, Marau e Farroupilha.
O que se destaca desta vez é a chance de as temperaturas chegarem a marcas próximas a zero em lugares onde isso nunca foi registrado ou é raríssimo.
O que os aparelhos fizeram foi estimular nuvens com pequenas descargas elétricas, de modo a "empurrá-las" umas às outras e fortalecer as gotas de água lá dentro, que costumam evaporar com o calor antes de formar uma chuva.
Somente neste mês, 417 focos foram registrados no Piauí, o maior registro para o mês de junho desde 2013, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No Piauí, a previsão aponta que a partir de agosto esse quadro passará a ser crítico, com baixa umidade, altas temperaturas, ausência de chuva e frequência de ventos, segundo Sônia Feitosa.
Defesa Civil Estadual emitiu alerta para ventos fortes em todo o litoral de São Paulo até segunda-feira (24).
"Mesmo que chova abaixo da média, ainda será um mês chuvoso", diz Sônia Feitosa, meteorologista.
Três reservatórios já atingiram 100% da capacidade em volume de água no estado, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).
Próximas horas seguem com tempo instável na cidade, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). São esperadas chuvas em forma de pancadas, variando de intensidade, mas com potencial para alagamentos e rajadas de vento, diz o órgão.
Semar aponta possibilidade de chuvas em todas as regiões do Piauí nesta semana
Previsão aponta possibilidade de chuvas durante à noite
Todas as regiões do Piauí registraram temporais nesta segunda-feira (02).
Há a probabilidade de chuvas abaixo da média sobre o Sudeste e Centro-Oeste e acima da média no norte da região Nordeste e Norte.
Para a segunda quinzena de outubro, o clima quente e desagradável deve continuar, mas a pré-estação chuvosa do Piauí já mostra sinais de aproximação.
Imagens de satélite do Inpe apontam que vento deslocou fuligem de queimadas para São Paulo. Céu fica mais escuro e condição pode provocar 'chuva escura'.
Baixa umidade afeta, em especial, as regiões sudeste e centro-norte
Baixa umidade do ar resseca as vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz. Isso facilita a entrada de vírus e bactérias
Brasília completa 111 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a estiagem dará trégua apenas em outubro.
Oeste americano segue enfrentando diversos focos de queimadas fora de controle. Condições climáticas podem ficar favoráveis a uma diminuição do fogo com a chegada de ar frio polar.
A umidade relativa do ar está a baixo de 20%, principalmente no sudoeste e centro-sul do estado.
Neve pode voltar a ocorrer no estado na manhã desta sexta. Amanhecer tem temperaturas negativas em diferentes cidades.
Os incêndios aconteceram na Califórnia
O oeste dos Estados Unidos enfrenta atualmente uma onda intensa de calor
Segundo a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas e pelo menos 22 municípios foram afetados. As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões.