No município de Barras, no Norte piauiense, foi decretada situação de emergência após o Rio Marathaoan, cujas águas banham o município, atingir nível de alerta.
Secretária apresentou diagnóstico de alguns municípios que apresentaram dados para Defesa Civil
Os órgãos competentes devem se manter em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas com relação às populações ribeirinhas
A profundidade do rio é de 3,90 m e deve sofrer uma pequena redução no nível nas próximas 8 horas, chegando a 3,88 m
O aviso de perigo (alerta laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua para todo o estado entre esta quinta (16) e sexta (17).
A matéria cria a Rota das Cachoeiras integrando mais de 15 cidades com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo.
No início da manhã desta quarta-feira (15), o nível do rio chegou a atingir 654 cm, ultrapassando em 14 cm a cota de alerta (>=640 cm).
O órgão emitiu, na manhã deste sábado, alerta com grau de severidade Perigo Potencial (amarelo).
O encontro foi voltada para a equipe elencar as possíveis ações de preparação que antecedem a ocorrência de qualquer fenômeno adverso e extremo
O estado tem registrado, nos últimos dias, volumes intensos de chuva e deve continuar assim pelo menos até a próxima semana.
Segundo aviso do INMET, 198 municípios devem registrar chuvas intensas que podem chegar a 50 mm/dia e ventos fortes com velocidade de até 60km/h
O órgão ressalta ainda que, a previsão de chuvas registradas nas estações de monitoramento de Barão de Grajaú, Teresina e Esperantina, apresentam valores acima do esperado
Alguns municípios têm previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h)
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A temperatura alcançou 22,7 °C, às 2h da manhã, em razão da forte chuva que iniciou na noite de sexta-feira (29).
A advertência é válida até às 10h desta quarta-feira (28).
Nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, chuvas devem ser mais intensas.
As chuvas volumosas devem acontecer no sudeste do Piauí e principalmente no extremo sudoeste
Teresina, União, Amarante e Parnaíba são algumas dessas cidades que devem registrar temporais com volume de até 100 mm/dia
Nas cidades sob alerta amarelo, pode chover entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia
Segundo o INMET, há um alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Durante a madrugada de hoje (8), nuvens carregadas estacionaram sobre a capital e provocaram uma chuva leve e fizeram a temperatura despencar
Enquanto ao norte, o aviso é por causa de chuvas intensas, ao sul, a ausência de chuvas e as altas temperaturas contribuem para a baixa umidade.
Segundo o INMET, o aviso amarelo (perigo potencial) iniciado na manhã desta quarta-feira (8) segue até as 10h30 desta quinta-feira (9).
Segundo o INMET, 48 municípios do Piauí podem receber chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h)