Vaca transgênica brasileira produz leite com insulina pela primeira vez

A ação foi realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos

A partir do leite de uma vaca transgênica do sul do Brasil foi possível extrair insulina humana pela primeira vez. A ação foi realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O caso foi reportado através de um artigo da revista Biotechnology Journal.

PRÓXIMOS PASSOS - Com a descoberta a tecnologia vai passar por um processo de maturamento, com a realização de novos testes. Caso seja aprimorada a descoberta pode apresentar uma nova era na produção de insulina, principalmente para diabéticos que sofrem com a escassez do hormônio e seu alto custo.

“A mãe natureza desenhou a glândula mamária como uma fábrica para produzir proteína de forma realmente eficiente. Nós podemos tirar vantagem desse sistema e produzir uma proteína capaz de ajudar centenas de milhões de pessoas pelo mundo”, disse o pesquisador Matt Wheeler.

CRIAÇÃO - Para obter o hormônio, os cientistas colocaram DNA humano no núcleo celular de dez embriões, colocados logo depois no útero do animal, com isso nasceram filhotes transgênicos. Além disso, o segmento humano foi programado apenas para se expressar nos tecidos mamários.

LEITE - A vaca passou por um processo de inseminação artificial, mas sem sucesso, com isso a lactação ocorreu por meio de hormônios. O animal produziu menos leite porém veio com insulina. Caso houvesse lactação normal, seria possível obter  um grama do hormônio a cada litro de leite.

Tópicos
SEÇÕES