“Não sabia que tinha índio viado”, afirma deputado estadual do MA

Fernando Furtado, do PCdoB, enviou nota de retratação. Veja

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado estadual Fernando Furtado, durante audiência pública em São João do Carú, no Maranhão, causou polêmica ao chamar os índios  da tribo Awá-Guajá de "baitolas" e "viados"

"Lá em Brasília o Arnaldo viu, os índios tudo de camisetinha, tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de viadinho. Tinha uns três que eram viado, que eu tenho certeza, viado. Eu não sabia que tinha índio viado, fui saber naquele dia em Brasília. Então é desse jeito que tá. Como é que índio consegue ser viado, ser baitola e não consegue produzir? negativo…”, disse.

O partido do deputado, PCdoB-MA, enviou nota à imprensa, onde esclarece que as declarações são manifestações pessoais do deputado, e não do partido. "A declaração do deputado é uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente", diz a nota.

Fernando Furtado, por sua vez,  afirmou que nunca visitou o município onde teria feito tais comentários. "Eu me recordo de ter andado o Maranhão todo, mas nessa cidade eu não sei te responder. Eu já fui a uma cidade mais de uma vez”, declarou.

Arrependido, o deputado enviou nota onde pede desculpas aos índios e aos homossexuais. 

NOTA dep.Fernando Furtado

Diante das matérias publicadas nos últimos dias na imprensa, obtidas através de um áudio feito em uma audiência pública realizada no município maranhense de São João do Carú no dia 04 de julho onde fui convidado pela Associação de Produtores Rurais de São João do Carú – MA (APROCARÚ), venho a público fazer uma retratação formal em relação aos indígenas, homossexuais, ao PCdoB e a todo o povo do Maranhão.

Gostaria de reforçar que em nenhum momento tive a intenção de denegrir a imagem do povo indígena que muito contribuiu para a formação do povo brasileiro, em especial do Maranhão.

Infelizmente, me deixei levar pelo calor do momento e acabei falando o que não condiz com o meu pensamento e minha formação.

Diante destes esclarecimentos reitero que o meu trabalho sempre foi a serviço da população maranhense, sem distinção de raça, gênero ou religião, sempre na defesa dos direitos de todos e à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos direitos humanos, como prega o nosso partido PCdoB.

Eu, deputado Fernando Furtado e cidadão, reitero minhas sinceras desculpas a toda a população do nosso Estado.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES