Na última terça-feira, 04 de fevereiro, o Conselho da Mulher Municipalista (CMM) promoveu um 'Café da Tarde', reunindo prefeitas e autoridades estaduais, reforçando o compromisso com a ampliação das políticas voltadas para as mulheres.
O evento especial contou com a participação da jornalista da Rede Meio, Cinthia Lages, que dialogou com as líderes municipais sobre a comunicação pública e seu papel no fortalecimento da gestão feminina no Piauí.
A CMM é liderada pela prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda (PSD).
Desafio da ocupação de espaços
Cinthia destacou o significado de dialogar com as prefeitas, ressaltando que o desafio de ser eleita e governar no interior do Piauí é ainda maior para as mulheres.
Foi muito bom, fiquei muito honrada de ser convidada, porque, afinal de contas, a gente está falando de mulheres que desafiam as estatísticas, 29 no universo de 224 municípios. E pelas histórias, fica muito claro que não é fácil, é sempre muito mais difícil para uma mulher numa cidade do interior do Piauí conseguir se eleger. E tem histórias realmente incríveis lá.
políticas públicas
A jornalista enfatizou como uma comunicação pública eficiente pode contribuir para a gestão e para a implementação de políticas voltadas às mulheres.
Eu espero poder contribuir com o objetivo delas, que é fortalecer a presença feminina. E o meu papel lá foi exatamente falar como essa comunicação pública também pode servir como fortalecimento. À medida que a gente estabelece uma comunicação eficiente para divulgar, por exemplo, políticas públicas de interesse das mulheres, a gente está falando de políticas bem transversais, porque elas impactam a vida das crianças, dos companheiros ou dos maridos, muitas vezes também dos avós. Então, são políticas transversais e elas podem ser comunicadas desse ponto de vista de serem a luta de uma causa, quer dizer, de serem uma causa de uma sociedade e não de um gênero específico.
criação de secretarias da mulher
Durante o evento, foi reforçada a meta de criação de secretarias da mulher em cada município do estado. Segundo Cinthia, essa medida vai além do atendimento às mulheres e beneficia toda a sociedade.
O que eu estou dizendo é que eu sei que as metas, inclusive do Conselho aqui, são, por exemplo, a criação de uma secretaria da mulher em cada município, mas o que eu quero dizer é que uma secretaria da mulher num município, no interior do Piauí, de qualquer pequena cidade, ela não impacta só a vida das mulheres, ela impacta a vida da sociedade como um todo. Por isso que é uma causa que tem um potencial de agregar muita gente, inclusive dos prefeitos, que já se disponibilizaram a também criar essas secretarias.
movimento unificado
A jornalista ressaltou que essa mobilização faz parte de um movimento maior que ocorre em todo o país.
Eu acho que esse movimento surge muito forte, aliado a outros movimentos nacionais, e é muito bom que isso esteja acontecendo. Já faz muito tempo que está acontecendo. Eu pratico esse ativismo de gênero e acho que, enfim, espero ter contribuído nesse sentido e poder contribuir daqui para frente, mais vezes.
O encontro também contou com a presença do prefeito de São José do Piauí e presidente da APPM, Admaelton Bezerra, e com representantes da Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.