A presidente Dilma Rousseff e o colega norte-americano, Barack Obama, conversaram por telefone sobre mudanças climáticas na noite de segunda-feira (07), informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
O assunto foi o tema da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, da qual eles participaram na semana passada. Segundo o Planalto, foi Obama quem telefonou para Dilma com o objetivo de “reforçar” as posições de Brasil e Estados Unidos em torno do tema.
“O objetivo de ambos os países é alcançar um acordo ambicioso, justo e consistente com o limite de aumento de temperatura de 2º C neste Século”, diz a nota da Presidência.
Dilma defendeu durante seu discurso no evento que o acordo que sair da conferência tenha validade de lei nos países signatários. Além disso, ela citou o rompimento de duas barragens em Mariana (MG) e atribuiu a tragédia à “ação irresponsável” dos administradores dessas barragens.
Em visita oficial a Washington no mês de junho, Dilma anunciou, ao lado de Obama, durante pronunciamento na Casa Branca, as metas estipuladas pelo governo para o meio ambiente: reflorestar de 120 mil km² e zerar o desmatamento ilegal até 2030.