Piauí adota meta ousada na educação: liderar em todos os indicadores no país

O Piauí ocupa o primeiro lugar no Nordeste e o quarto lugar no Brasil no ranking da qualidade do ensino médio. No entanto, o governo busca avançar ainda mais.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou simbolicamente na última quarta-feira (26) sete Pactos pelo Piauí, abrangendo áreas essenciais para o serviço público. Dentre eles, o Pacto pela Educação já conta com a adesão de mais de 200 municípios, de acordo com o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira. Em entrevista ao MeioNews, ele destacou que algumas modalidades do pacto já alcançaram adesão total e que o objetivo é tornar o Piauí líder nacional em todos os indicadores educacionais.

Adesão ao Pacto pela Educação

Segundo Washington Bandeira, o Pacto pela Educação conta com diferentes programas, cada um com uma adesão variável entre os municípios. 

Assinado o Pacto pela Educação, nós temos mais de 200 municípios que já assinaram. Só que o pacto tem ações específicas.

Ele detalhou que, no caso do Programa de Alfabetização na Idade Certa, todos os 224 municípios piauienses aderiram. Por outro lado, no Programa de Transporte Escolar, que prevê o repasse de recursos do estado para que os municípios se responsabilizem pelo transporte de alunos das redes municipal e estadual, 113 cidades assinaram o acordo até o momento. “Então, há uma variação conforme a ação específica do Pacto pela Educação”, acrescentou.

Meta é unificar a qualidade do ensino

A proposta do pacto é garantir que todos os municípios piauienses participem das iniciativas, promovendo um nível uniforme de qualidade na educação. “O que a gente quer é que os 224 municípios assinem o Pacto pela Educação, o Programa de Alfabetização na Idade Certa, o Programa de Transporte Escolar, a Gestão da Aprendizagem do Ensino Fundamental, para que a gente nivele qualidade e perfil de gestão”, afirmou o secretário.

Com essa unificação, a Secretaria de Educação espera atingir as metas traçadas para os próximos anos. 

Assim, a gente consegue juntos atingir os resultados, as metas que queremos, que é chegar ao primeiro lugar em tudo: na alfabetização na idade certa, no ensino fundamental e no ensino médio.

Washington Bandeira detalha meta ousada da gestão Rafael Fonteles (Foto: Divulgação)

Liderança nacional como objetivo

Atualmente, o ensino médio é a responsabilidade principal do estado e já apresenta resultados expressivos. O Piauí ocupa o primeiro lugar no Nordeste e o quarto lugar no Brasil no ranking da qualidade do ensino médio. No entanto, o governo busca avançar ainda mais.

“Nós já estamos em primeiro lugar do Nordeste e quarto do Brasil, e queremos chegar ao primeiro lugar do Brasil no ensino médio e primeiro lugar do Brasil em todas as etapas de ensino”, concluiu Washington Bandeira.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com