Apuração, voto e cédula em papel: as diferenças entre eleições nos EUA e no Brasil
- Tudo o que você precisa saber
As eleições americanas, programadas para 5 de novembro deste ano, terão Donald Trump e Kamala Harris como principais concorrentes
- Tudo o que você precisa saber
As eleições presidenciais nos Estados Unidos e no Brasil apresentaram diferenças importantes, apesar de compartilharem a periodicidade de quatro anos. Nos Estados Unidos, o voto é indireto e não obrigatório, com cada estado adotando regras específicas para a votação e apuração. No Brasil, por outro lado, o sistema é direto e a votação é feita por meio de urnas eletrônicas, com um órgão central responsável pela supervisão do processo eleitoral.
As eleições americanas, programadas para 5 de novembro deste ano, terão Donald Trump (Partido Republicano) e Kamala Harris (Partido Democrata) como principais concorrentes. A apuração dos votos nos EUA costuma levar mais tempo, e o sistema eleitoral é descentralizado, sem um órgão central como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro.
Além disso, o financiamento das campanhas nos EUA é baseado em ações privadas, ao passo que no Brasil existe um fundo eleitoral destinado aos partidos.