Transformando vidas: Movimento Solidário impulsiona desenvolvimento em regiões carentes

O foco inicial do movimento foi a construção de métodos para a autossustentação de famílias de baixa renda.

Avalie a matéria:
Movimento Solidário apoia o projeto Costurando Laços de Amor | Divulgação

Criado em 2005 pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE), o Movimento Solidário é uma ação coletiva de funcionários da Caixa que visa o desenvolvimento de regiões carentes no Brasil por meio de contribuições e doações mensais.

O foco inicial do movimento foi a construção de métodos para a autossustentação de famílias de baixa renda. Ao longo dos 19 anos de atuação, o Movimento Solidário expandiu suas atividades para incluir o desenvolvimento de cidades e regiões por meio de iniciativas que geram renda para famílias e municípios.

Mulheres participam do projeto Costurando Laços de Amor. (Foto: Divulgação)

O projeto começou em 2006 na cidade de Caraúbas do Piauí, então o município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Até 2015, o Movimento Solidário atuou na região, conseguindo dobrar o IDH, gerar renda e empregos para a população e atrair investimentos da prefeitura e do governo estadual.

Com os resultados positivos em Caraúbas do Piauí, o Movimento Solidário se transferiu em 2016 para Belágua, a cidade com o menor IDH do Maranhão. No total, 27 comunidades da região foram beneficiadas com projetos de criação animal, hortas comunitárias, produção de mel e a criação de um centro de treinamento tecnológico com doações de computadores.

Apoio e geração de renda

A partir de 2022, o programa ajustou seu foco para o atendimento de pequenos projetos em todo o Brasil. Cada APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) pode apoiar a mesma organização por até dois anos, seguindo quatro segmentos: geração de renda, esportes, reforço escolar e hortas comunitárias.

Ainda em 2022, a APCEF/PI adotou a organização Flor de Mandacaru, que atua no reforço escolar de crianças em regiões pobres de Teresina, além de promover a socialização e cidadania com momentos de confraternização no clube da associação. Mais de 100 alunos foram assistidos por meio da parceria entre FENAE, APCEF e Flor de Mandacaru.

Atualmente, no estado do Piauí, o Movimento Solidário apoia o projeto Costurando Laços de Amor. Voluntários e idealizadores ensinam costura e preparam enxovais para recém-nascidos de gestantes de baixa renda na região de Dandara dos Cocais, no bairro Santa Maria da Codipi. Este programa é uma parceria entre FENAE, APCEF, ONG Moradia & Cidadania e APEL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES