Criado em 2005 pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE), o Movimento Solidário é uma ação coletiva de funcionários da Caixa que visa o desenvolvimento de regiões carentes no Brasil por meio de contribuições e doações mensais.
O foco inicial do movimento foi a construção de métodos para a autossustentação de famílias de baixa renda. Ao longo dos 19 anos de atuação, o Movimento Solidário expandiu suas atividades para incluir o desenvolvimento de cidades e regiões por meio de iniciativas que geram renda para famílias e municípios.
O projeto começou em 2006 na cidade de Caraúbas do Piauí, então o município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Até 2015, o Movimento Solidário atuou na região, conseguindo dobrar o IDH, gerar renda e empregos para a população e atrair investimentos da prefeitura e do governo estadual.
Com os resultados positivos em Caraúbas do Piauí, o Movimento Solidário se transferiu em 2016 para Belágua, a cidade com o menor IDH do Maranhão. No total, 27 comunidades da região foram beneficiadas com projetos de criação animal, hortas comunitárias, produção de mel e a criação de um centro de treinamento tecnológico com doações de computadores.
Apoio e geração de renda
A partir de 2022, o programa ajustou seu foco para o atendimento de pequenos projetos em todo o Brasil. Cada APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) pode apoiar a mesma organização por até dois anos, seguindo quatro segmentos: geração de renda, esportes, reforço escolar e hortas comunitárias.
Ainda em 2022, a APCEF/PI adotou a organização Flor de Mandacaru, que atua no reforço escolar de crianças em regiões pobres de Teresina, além de promover a socialização e cidadania com momentos de confraternização no clube da associação. Mais de 100 alunos foram assistidos por meio da parceria entre FENAE, APCEF e Flor de Mandacaru.
Atualmente, no estado do Piauí, o Movimento Solidário apoia o projeto Costurando Laços de Amor. Voluntários e idealizadores ensinam costura e preparam enxovais para recém-nascidos de gestantes de baixa renda na região de Dandara dos Cocais, no bairro Santa Maria da Codipi. Este programa é uma parceria entre FENAE, APCEF, ONG Moradia & Cidadania e APEL.