Impulsionada pela pandemia e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, a telemedicina se firmou como uma alternativa viável no atendimento médico e vem crescendo no país tanto entre as empresas privadas quanto no SUS.
Governo Estadual, por meio da Secretaria da Saúde, lançou o programa ‘Piauí Saúde Digital’ como uma ação pioneira que hoje já está presente em 222 municípios, contabilizando mais de 300 mil atendimentos entre consultas e exames que cresce diariamente 5000 atendimentos.
No Piauí, o sistema já está massificado desde 2023, quando o“O projeto é um programa importante e revolucionário, que vai ajudar os municípios a terem atenção primária. Hoje, temos consultas no aplicativo de Saúde Digital que funcionam 24 horas por dia com o clínico geral para ter atendimento especializado sem precisar marcar na UBS do seu município”, diz Antônio Luiz, secretário de Estado da Saúde do Piauí.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Para entender melhorar essa proposta, a TV Meio preparou uma série de matérias especiais que se iniciam a partir da próxima segunda-feira (20), contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras.
O repórter Hélder Felipe e grande equipe, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios e conhecendo a proposta de conectar os habitantes de cada canto do estado, garantindo atendimento de qualidade sem barreiras.
"Nas cidades visitadas, nós encontramos muitas histórias de superação e filas zeradas para atendimentos, evitando até mesmo deslocamentos de quem mora longe dos grandes centros. Tanto a população quantos os profissionais de saúde nos falaram do impacto positivo da telemedicina", afirmou o repórter.