
Guadalupe, município localizado na região Centro-Sul do Piauí, na divisa com o Maranhão, está democratizando o acesso à medicina, por meio do programa Piauí Saúde Digital, implementado pelo governo do estado em agosto de 2024, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi ). Agora, a população possui acesso a 10 especialistas gratuitamente com a telemedicina.
O município é um das 222 cidades que aderiram o programa. Antes da iniciativa, a população precisava se deslocar para a capital, Teresina, para ter acesso a consultas com especialidades diferentes, o que gerava dificuldades e, muitas vezes, impedia o acesso a tratamentos importantes.
“E aí a distância, entendeu? A demora, sempre alguns às vezes deixavam de ir. E o programa Piauí Saúde Digital, é, a consulta com esses especialistas sendo realizada aqui na cidade, na própria UBS onde o paciente, ele já tem uma referência, já conhece toda a equipe. Então assim, tem tido uma aceitação muito boa por parte da população”, explicou Paulo Rocha, Secretário de Saúde de Guadalupe.
PRATICIDADE E QUALIDADE DE ATENDIMENTO
Glécia Martins, de 41 anos, está sendo companhada por um ginecologista e um cardiologista por meio da teleconsulta. A servidora pública, que irá realizar uma histerectomia, uma cirurgia para a retirada do útero, destaca a praticidade e a qualidade do atendimento.
“A gente fica naquela dúvida: será que vai ter o exito com a consulta presencial? Mas foi para mim foi uma experiência muito boa. Não teve a diferença entre o contato físico e a questão do computador. Ela me tratou muito bem, a ginecologista conversou muito, me explicou até melhor do que uma consulta presencial. Aquela distância não atrapalhou o meu atendimento”, afirmou a servidora.
O QUE É OFERTADO PELO PROGRAMA?
O Piauí Saúde Digital conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição. Em Guadalupe, são cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas para realizar as consultas online.
Na cidade, o programa já realizou mais de 300 atendimentos, incluindo consultas e emissão de laudos médicos.
COMO FUNCIONA?
Larissa Cardoso, enfermeira, detalha que o paciente, ao chegar na UBS, é direcionado a uma consulta médica, onde, dependendo das queixas, será encaminhado a um especialista.
“Ele sai da sala do médico, ele vem para minha sala, sala da enfermagem, onde eu faço todas as anotações e vou solicitar essa vaga. Como é que o paciente vai saber que dia que vai ser sua consulta? É liberado pelo sistema, que libera a data e o horário, onde vai chegar como forma de mensagem no celular do paciente, o dia e a hora”, afirmou a enfermeira.
O paciente retorna à unidade de saúde para realizar a consulta online. “O médico lá vai liberar o acesso. Ele [paciente] mesmo vai se consultar com o médico. A gente só entra quando tem alguma dúvida, alguma coisa que a gente queira anexar também na conversa”, afirmou Larissa Cardoso.
TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS
A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.
O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios.