
Educação, inclusão e transformação de vidas. O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) está transformando o futuro de 214 mil crianças no Piauí. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental, através de cinco eixos estratégicos.

CERTIFICAÇÃO
Durante esta semana, formadores das 21 Gerências Regionais participam do II módulo dentre os quatro ofertados ao longo ano para a formação. Ao todo, cada um possui duração de 16h, totalizando 64h com direito a certificação. Com isto, 224 municípios são diretamente impactados. Lia Sousa, coordenadora estadual do programa, explicou:
Esse programa piauiense de alfabetização alcança os 224 municípios e o forte, o marco do programa é o regime de colaboração para que nessa força tarefa a gente consiga melhorar os indicadores de resultados em alfabetização do nosso estado. A nossa meta é uma meta ousada, mas é uma a meta possível de se alcançar, porque nós já temos municípios que fecham 100% de crianças alfabetizadas e esse é o nosso objetivo maior, conseguir melhorar esses nossos indicadores.
AVANÇO NA ALFABETIZAÇÃO PIAUIENSE
A coordenadora ainda ressaltou os indicadores positivos do Piauí no meio nacional. Conforme ela, em 2023 o estado registrou 52% de crianças alfabetizadas.
Em 2024 sobe com todo esse impacto da formação para 58% e isso mostra uma média para além da média nacional. Então a gente fica feliz é com isso. Ainda vai sair a meta para de 2025 do compromisso nacional, o CNCA. A gente, hoje tá muito otimista, porque se conseguirmos avançar aí 7 pontos.
ESTRATÉGIAS
Segundo ela, o terceiro módulo acontecerá em julho e o último em setembro. O programa está estruturado em cinco eixos fundamentais: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; cooperação, articulação e incentivos; comunicação e engajamento; avaliação externa e monitoramento.
A estrutura possui diferentes grupos de profissionais:
- Coordenadores Regionais: Articulam a política em regime de colaboração nas 21 gerências regionais, em conjunto com os dirigentes municipais e equipes locais.
- Formadores Regionais de Gestão: Cuidam da formação de diretores escolares e coordenadores pedagógicos.
- Formadores Regionais da Educação Infantil: Especialistas em práticas inovadoras para crianças de 0 a 5 anos.
- Ciclo de Alfabetização: Focados em garantir que as crianças concluam o ciclo com habilidades de leitura e escrita.
Para Francisca Oliveira, professora e formadora regional da 13° GRE de São Raimundo Nonato, é perceptível o avanço na alfabetização dos 14 municípios onde a gerência atua. “Aproximadamente mais de mil crianças que a gente vai impactando diretamente é através das formações. Eu conto com 14 formadores nos quais eu acompanho ali de perto”, explicou.
PPAIC é nosso amor. É o amor, é a galinha dos ovos de ouro também da 13ª. A nossa equipe é muito boa, unida e a gente trabalha assim muito afinco para a questão da alfabetização dos nossos estudantes, não só alfabetizar, mas trazer ali, agora o nosso intuito agora é trazer essa equidade para os municípios.