SEÇÕES

TRE-PI convoca eleitores para regularizar o cadastro biométrico

Mais de 100 mil piauienses ainda precisam cadastrar as digitais. O objetivo da Justiça Eleitoral é sensibilizar esse grupo específico de eleitoras e eleitores sem foto e digitais cadastrados

Cadastramento biométrico | Reprodução/ TRE

Por Pâmela Chaves

A Justiça Eleitoral iniciou um mutirão em todo o país para garantir que todos os eleitores estejam com a biometria em dia para as próximas eleições. O objetivo da iniciativa é ampliar a segurança e a agilidade no processo de votação, especialmente em 2026, quando o eleitor enfrentará um cenário mais complexo, com maior número de candidatos.

Veja a entrevista feita no TRE-PI

No Piauí, 136 mil eleitores ainda precisam comparecer aos cartórios para realizar o cadastramento biométrico. De acordo com o chefe do setor de informações do TRE-PI, Hugo Leonardo, a biometria traz benefícios tanto no dia da votação quanto fora da esfera eleitoral.

"Costumamos dizer que há dois ganhos. Um, na identificação segura e rápida do eleitor, reduzindo filas. Outro, é o status ouro no Gov.br, que dá acesso facilitado a diversos serviços do governo federal", explicou o profissional.

Para quem tem dúvidas se já realizou a biometria, o processo de checagem é simples. “Se no e-Título não aparece a foto do eleitor, é porque ainda não fez a biometria. Outra forma é consultar o site do TRE-PI, na área 'Situação Eleitoral'. Quem tiver dificuldade com os meios digitais pode ligar para o 0800 086 0086 e tirar a dúvida com nossos atendentes”, orientou Hugo.

Para coletar a biometria é necessário comparecer presencialmente ao cartório eleitoral onde o eleitor está inscrito. O procedimento consiste na coleta das digitais e da fotografia, assegurando que o eleitor não será substituído indevidamente no momento do voto. Apesar do estado estar entre os com maior percentual de biometria concluída, ainda há grande concentração de pendências em Teresina. “Dos 136 mil eleitores sem biometria, 35 mil estão aqui na capital”, destacou.

O representante do TRE-PI também lembrou que em um cenário cada vez mais digital e dominado por inteligência artificial, garantir a identificação segura do eleitor ajuda a proteger a integridade do processo democrático. “A biometria garante que ninguém possa se passar por você no dia da eleição”, completou.”

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também