
Símbolo de esperança e proteção, um marco da pandemia de Covid-19 no Brasil completou quatro anos em 2025. Em 17 de janeiro de 2021, o país deu um passo crucial na luta contra o vírus com a aplicação da primeira dose da vacina. No Piauí, a médica Amariles Borba foi uma das primeiras vacinadas e, em entrevista à jornalista Cinthia Lages, do programa Notícias do Dia, da TV Jornal, da Rede Meio de Comunicação, relembrou o dia histórico.
PIAUÍ
A vacina chegou ao estado na tarde do dia 18 de janeiro, e durante uma cerimônia realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), seis profissionais da área da saúde foram imunizados. O momento marcou o início da campanha de vacinação no estado, que recebeu 61.160 doses na primeira remessa. Na época, a médica, com 54 anos de experiência como pediatra, afirmou:
A importância da vacina é para que possamos ter uma vida tranquila, voltar a abraçar, voltar a beijar, voltar a participar para que amanhã a gente possa. A vacina, até agora, é a única arma que nós temos para nos proteger do coronavírus.
ESPERANÇA
Aos 82 anos, Amariles Borba, que acompanhou a eficácia das vacinas ao longo de sua carreira, contou como foi estar entre os primeiros imunizados. “Me encheu de orgulho por ter essa oportunidade de ser a primeira a tomar uma vacina, porque eu acredito em vacina. Se hoje nós não temos pessoas com deficiência física ou que morreu de poliomelite, é graças à vacina. Se você hoje não tem crianças de baixo poder aquisitivo com o ouvido vazando pus, pessoas que tiveram pulmão estragado por uma pneumonia pós-sarampo, se se diz ou se vê foi graças à vacina”, afirmou.
MOMENTO DIFÍCIL
A chegada das vacinas contra a COVID-19 trouxe alívio e esperança para a população e, mesmo com a demora, elas foram decisivas para o fim da pandemia A médica reforçou como apoio público e dos gestores ajudaram a enfrentar os desafios vivenciados naquele momento.
Foi um desafio muito grande, porque era uma coisa nova que nós não tínhamos ainda vivido nessa magnitude, nessa grandeza que foi a Covid e ver os inúmeros problemas que a gente teve que resolver, teve que criar para resolver, e que se não fosse o apoio público dos gestores públicos, nós não tínhamos a situação teria sido muito pior.
"5 Anos da Pandemia da Covid-19"
Em uma série especial de reportagens, a jornalista Cinthia Lages apresenta relatos emocionantes de pessoas que perderam familiares para o coronavírus. As matérias abordam o impacto emocional, as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e como essas perdas moldaram as vidas dessas famílias nos últimos anos, além de resgatar memórias, homenagear as vítimas.